RELIGIÃO –  Pombinha. A burra que carrega a Nossa Senhora numa das procissões mais ansiadas de Braga

RELIGIÃO –
Pombinha. A burra que carrega a Nossa Senhora numa das procissões mais ansiadas de Braga

O cortejo bíblico de seu nome “Vós sereis o meu povo”, vulgarmente conhecida como “Procissão de Nossa Senhora da Burrinha”, que decorre na Semana Santa de Braga, esta quarta-feira, a partir das 21h30, vai ter uma burra de Vila Verde, mais concretamente de Escariz São Mamede, a carregar a estátua de Nossa Senhora.

O criador, Francisco Ferraz, contou que a “Pombinha”, nome da burra que vai participar na romaria, tem 15 anos e já não é “nova nestas andanças”.

PUBLICIDADE

Há mais de dez anos que o criador fornece uma burra para a procissão, que carrega uma estátua de Nossa Senhora ao longo de todo o caminho e, segundo diz, «todas elas se portaram muito bem até hoje».

«É um gosto enorme para mim elas irem e acompanharem todo o cortejo», disse.

ITINERÁRIO

A “Pombinha” vai percorrer a “Procissão de Nossa Senhora da Burrinha” com as estátuas de José, Maria e do Menino no dorso, pelo habitual itinerário, com início na Igreja de S. Victor, seguindo para o Largo da Senhora-a-Branca; Avenida Central (lado norte); Largo de S. Francisco; Rua dos Capelistas; Rua Justino Cruz; Rua do Souto; Largo do Barão de S. Martinho; Avenida Central (lado sul); novamente Largo da Senhora-a-Branca e terminando onde começou, na Igreja de S. Victor.

A reportagem completa pode ser lida no Suplemento da Páscoa, que integra a edição de Abril do jornal “O Vilaverdense”, nas bancas.