RELIGIÃO –

RELIGIÃO – -

Pombinha. A burra que carrega a Nossa Senhora numa das procissões mais ansiadas de Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O cortejo bíblico de seu nome “Vós sereis o meu povo”, vulgarmente conhecida como “Procissão de Nossa Senhora da Burrinha”, que decorre na Semana Santa de Braga, esta quarta-feira, a partir das 21h30, vai ter uma burra de Vila Verde, mais concretamente de Escariz São Mamede, a carregar a estátua de Nossa Senhora.

O criador, Francisco Ferraz, contou que a “Pombinha”, nome da burra que vai participar na romaria, tem 15 anos e já não é “nova nestas andanças”.

PUBLICIDADE

Há mais de dez anos que o criador fornece uma burra para a procissão, que carrega uma estátua de Nossa Senhora ao longo de todo o caminho e, segundo diz, «todas elas se portaram muito bem até hoje».

«É um gosto enorme para mim elas irem e acompanharem todo o cortejo», disse.

ITINERÁRIO

A “Pombinha” vai percorrer a “Procissão de Nossa Senhora da Burrinha” com as estátuas de José, Maria e do Menino no dorso, pelo habitual itinerário, com início na Igreja de S. Victor, seguindo para o Largo da Senhora-a-Branca; Avenida Central (lado norte); Largo de S. Francisco; Rua dos Capelistas; Rua Justino Cruz; Rua do Souto; Largo do Barão de S. Martinho; Avenida Central (lado sul); novamente Largo da Senhora-a-Branca e terminando onde começou, na Igreja de S. Victor.

A reportagem completa pode ser lida no Suplemento da Páscoa, que integra a edição de Abril do jornal “O Vilaverdense”, nas bancas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.