REGIÃO

REGIÃO -

Ponte de Lima inaugura “Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Ponte de Lima inaugura este sábado, 3 de Julho, o “Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos 4 Abades” (CIAM4A). O projecto surge da «necessidade imediata de valorização do património cultural, rural e paisagístico circundante a este “marco” histórico».

Instalado num edifício de arquitectura tradicional, o “CIAM4A” é o «ponto de partida para a descoberta, não só das Aldeias da Mesa dos 4 Abades – Bárrio, Cepões (hoje Freguesia de Bárrio e Cepões), Calheiros e Vilar do Monte (sendo esta, actualmente, Freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte) – como também da Freguesia da Labruja, limitando a norte uma paisagem serrana única, que não pode ser desconstruída por limites administrativos», pode ler-se em nota enviada.

Neste sentido, pretende-se «promover e impulsionar novas abordagens de conhecimento rural, primando pelo desenvolvimento de um conjunto de iniciativas interpretativas relacionadas com o turismo cultural e paisagístico característico desta região, mais especificamente o turismo de natureza, disponibilizando assim uma oferta turística qualificada», explica a autarquia.

PUBLICIDADE

A iniciativa tem ainda como objectivo, «proteger, salvaguardar e gerir o património local, valorizando-o e divulgando-o, de forma a perpetuá-lo no tempo. E envolver a população local na divulgação e consequente preservação dos seus saberes tradicionais, fomentando a fixação de população». Em simultâneo, pretende «melhorar e apoiar um conjunto de infraestruturas e equipamentos ligados aos caminhos pedestres e BTT/Downhill, e qualificar e certificar esta área como património natural e cultural».

Recorde-se que a Mesa dos Quatro Abades data da Idade Média, no entanto, aparece documentada nas Memórias Paroquiais de 1758 em duas das quatro freguesias que confinam neste ponto.

 

FOTO: Altominho.tv

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.