SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE - Ponte Nova acolheu acção de sensibilização e protecçaõ ambiental

SEMANA DA FLORESTA AUTÓCTONE -
Ponte Nova acolheu acção de sensibilização e protecçaõ ambiental

A zona de lazer da Ponte Nova acolheu esta tarde os alunos da Escola Secundária de Vila Verde para assistirem à Acção de sensibilização “Espécies invasoras: como as reconhecer e combater “, no âmbito da Semana da Floresta Autóctone.

A actividade teve início com a intervenção da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, que elogiou estado actual dos rios do concelho de Vila Verde, demonstrando, no entanto, a sua preocupação em relação à permanência de algumas espécies invasoras. «Este é um assunto verdadeiramente preocupante. A preservação das espécies autóctones deve ser uma preocupação e uma luta de todos», afirmou a autarca

A Vereadora apontou ainda que «são estas espécies que conservam a paisagem natural que caracteriza o concelho e preservam os nossos valores históricos e culturais, fortalecendo o turismo, daí que seja muito importante proteger e preservar este património natural».

PUBLICIDADE

Francisco Núñez, Professor da Universidade de Coimbra, “deu” uma aula ao ar livre aos alunos de duas turmas do 11º ano da Escola Secundária de Vila Verde.

«Antes de mais, é importante referir que as plantas de espécie invasora possuem altas taxas de crescimento, reprodução e dispersão, o que acaba por ser extremamente prejudicial para o desenvolvimento das plantas de espécie autóctone», explicou o investigador.

Além de ensinar a identificá-las devidamente as espécies, Francisco Núñez, demonstrou aos alunos o procedimento correto para as eliminar.

AMANHÃ

Amanhã as actividades continuam na Escola Básica de Turiz, com uma demonstração de meios de prevenção e combate a incêndios florestais.