COVID-19

COVID-19 -

Portugal com 69 casos da variante Ómicron

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Portugal regista 69 casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, com os últimos dados a revelarem uma «tendência fortemente indicadora da existência de circulação comunitária», avançou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

«Até à data, estão identificados um total de 69 casos da variante Ómicron por pesquisa dirigida de mutações e/ou sequenciação do genoma viral», refere o relatório do INSA sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19.

Segundo o instituto, no âmbito da monitorização em tempo-real da «falha» na detecção do gene S, que permite identificar a variante Ómicron, realizada em colaboração com diversos laboratórios, foi possível reunir os dados referentes ao período de 25 de Novembro a 12 de Dezembro.

«Esta análise aponta para uma tendência crescente na proporção de casos positivos com falha do gene S desde o dia 6 de Dezembro, atingindo uma frequência relativa de 9.5% no dia 12 de Dezembro», adianta o relatório.

De acordo com o INSA, esta tendência, em particular a observada nos últimos três dias, é «fortemente indicadora da existência de circulação comunitária da variante Ómicron neste período, em forte paralelismo com o cenário observado em outros países» que estão a utilizar a mesma abordagem para vigilância desta variante, caso da Dinamarca e do Reino Unido.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.