VILA VERDE -

VILA VERDE - -

“Portugal” de Miguel Torga em destaque na 2ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa do Conhecimento de Vila Verde voltou a receber nova sessão da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento. A 2ª sessão, decorrida na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, foi transmitida por videoconferência para as restantes Casas do Conhecimento aderentes e contou com a dinamização de Carlos Mendes Sousa, do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências da Universidade do Minho.

“Portugal”, de Miguel Torga, foi o livro escolhido para a 2ª sessão, permitindo que 49 leitores das diferentes comunidades debatessem a obra. A forma como retracta Portugal de norte a sul, particularizando as características de cada região quanto aos seus aos aspectos geográficos, ao clima, à gastronomia, ao vestuário, assim como as características do povo português e um dos seus fortes sentimentos a “saudade”.

«Na obra, Miguel Torga apresenta-se como um crítico de Portugal e do povo português. É frisada pelo autor a necessidade de objectivar os defeitos e as virtudes de Portugal, para que se possa gerar um afecto fecundo e progressivo por ele», pode ler-se me nota enviada.

PUBLICIDADE

Presencia-se, ainda, no referido livro, a «profunda ligação do autor com as terras de Trás-os-Montes, região onde nasceu».

MIGUEL TORGA

Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha nasceu a 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, Vila Real e faleceu a 17 de Janeiro de 1995, em Coimbra. Do seu pseudónimo, “Miguel” é criado em homenagem a dois grandes escritores da cultura ibérica – Miguel Cervantes e Miguel de Unamuno – e “Torga” escolhido por ser uma planta brava da montanha, de flor branca ou roxa, que nasce entre as rochas e possui um caule rectilíneo.

INICIATIVA

Esta iniciativa é promovida pela Casa do Conhecimento e pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho conjuntamente com as Casas do Conhecimento de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS