COVID-19

COVID-19 -

Portugal tem 287 surtos, 124 no Norte

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Portugal tem esta sexta-feira 287 surtos activos da doença covid-19 e a região Norte é a que regista mais casos, 124, seguida de Lisboa e Vale do Tejo, com 93, divulgou a ministra da Saúde.

Há ainda 31 surtos activos na região Centro, 22 no Algarve e 17 no Alentejo, precisou Marta Temido, na conferência de imprensa de actualização de informação relativa à infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença covid-19.

Segundo a ministra, na região Norte destacam-se surtos associados a restaurantes em Póvoa de Varzim e em Vila do Conde e um surto associado a uma viagem turística em Vila Nova de Gaia.

Marta Temido disse que está identificada a ligação epidemiológica “em mais de 60% dos casos” activos de covid-19 detectados nos últimos dias e muitos destes correspondem e estão “associados a surtos”.

Actualmente, a taxa de incidência de covid-19 calculada a sete dias é de 47,4 e a calculada a 14 dias é de 89,8 novos casos por 100.000 habitantes, informou a governante.

O Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge actualizou os seus números para a estimativa de cálculo do risco de transmissibilidade (RT) da covid-19 e “estima agora o valor médio do RT efectivo para os dias 16 a 20 Setembro em 1,09, uma vez mais um pouco mais baixo do que nos dias anteriores”, disse Marta Temido.

No entanto, a ministra sublinhou que se deve “ler sempre conjugadamente o RT com o número de novos casos, dado pela incidência, e que, provavelmente, a conjugação destesdois indicadores é a melhor forma de aferirmos a situação” relativa à covid-19 em Portugal, “independentemente de outros aspsetos, como a utilização de serviços de saúde e a letalidade”.

Portanto, “apesar de a incidência continuar elevada”, o RT em Portugal “está, de facto, a baixar um pouco”, frisou.

Marta Temido lembrou que “a dimensão do fenómeno” da pandemia de covid-19 que o país enfrenta é “significativa” e voltou a apelar a todas as pessoas para que cumpram as “regras básicas de precaução”, designadamente a utilização da aplicação de rastreio StayAway Covid.

Em Portugal, morreram 1.936 pessoas dos 72.055 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim desta sexta-feira da Direcção-Geral da Saúde.

A DGS reporta, esta sexta-feira, mais cinco mortes e 899 novos casos de infecção por Covid-19.

Há agora 23.116 casos activos, mais 567 do que no dia anterior. Estão internadas 624 pessoas, 86 das quais em unidades de cuidados intensivos.

Há ainda 47.003 casos recuperados, mais 327.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 984.068 mortos e cerca de 32,3 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.