LEGISLATIVAS

LEGISLATIVAS -

Portugueses escolhem os 230 deputados para a nova legislatura

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os portugueses são chamados, este domingo, a escolher os 230 deputados que vão compor a Assembleia da República na próxima legislatura e de onde sairá o novo Primeiro-Ministro de Portugal.

Concorrem ao acto eleitoral 21 candidaturas, nove das quais dos partidos que elegeram representantes nas eleições de 2019: PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDU, CDS, PAN, Chega, Iniciativa Liberal e Livre.

PUBLICIDADE

A estes, juntam-se o Aliança, o PCTP/MRPP, o Reagir Incluir Reciclar, o Ergue-te, o Partido da Terra, o Nós, Cidadãos!, a Alternativa Democrática Nacional, o Juntos pelo Povo, o Partido Popular Monárquico, o Partido Trabalhista Português, o Movimento Alternativa Socialista e o Volt Portugal.

Dos partidos actualmente sem representação parlamentar, nem todos concorrem na globalidade dos distritos. O MPT, o R.I.R, o Ergue-te e o MAS anunciaram concorrer em todos os círculos eleitorais, enquanto o PTP surgirá nos boletins de voto de 16 círculos, o ADN nos de 13, o PCTP/MRPP e o Nós, Cidadãos! concorrem a 9 círculos, o Aliança a 7, sendo o JPP o partido que concorre a menos círculos, a apenas 6.

As eleições foram convocadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no seguimento da dissolução do Parlamento tendo em conta o chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

No domingo passado, milhares de portugueses já votaram, aproveitando a modalidade do voto antecipado em mobilidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.