LEGISLATIVAS

LEGISLATIVAS -

Portugueses escolhem os 230 deputados para a nova legislatura

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os portugueses são chamados, este domingo, a escolher os 230 deputados que vão compor a Assembleia da República na próxima legislatura e de onde sairá o novo Primeiro-Ministro de Portugal.

Concorrem ao acto eleitoral 21 candidaturas, nove das quais dos partidos que elegeram representantes nas eleições de 2019: PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDU, CDS, PAN, Chega, Iniciativa Liberal e Livre.

A estes, juntam-se o Aliança, o PCTP/MRPP, o Reagir Incluir Reciclar, o Ergue-te, o Partido da Terra, o Nós, Cidadãos!, a Alternativa Democrática Nacional, o Juntos pelo Povo, o Partido Popular Monárquico, o Partido Trabalhista Português, o Movimento Alternativa Socialista e o Volt Portugal.

Dos partidos actualmente sem representação parlamentar, nem todos concorrem na globalidade dos distritos. O MPT, o R.I.R, o Ergue-te e o MAS anunciaram concorrer em todos os círculos eleitorais, enquanto o PTP surgirá nos boletins de voto de 16 círculos, o ADN nos de 13, o PCTP/MRPP e o Nós, Cidadãos! concorrem a 9 círculos, o Aliança a 7, sendo o JPP o partido que concorre a menos círculos, a apenas 6.

As eleições foram convocadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no seguimento da dissolução do Parlamento tendo em conta o chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

No domingo passado, milhares de portugueses já votaram, aproveitando a modalidade do voto antecipado em mobilidade.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.