REGIÃO

REGIÃO -

Póvoa de Lanhoso promove fins-de-semana gastronómicos em sistema “take-away”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai promover a edição de 2021 dos fins-de-semana gastronómicos, designada “Coisas nossas à mesa”.

«Divulgar e potenciar o que de melhor existe na Póvoa de Lanhoso e, ao mesmo tempo, contribuir para dinamizar o sector da restauração e da economia local são os objetivos da iniciativa», diz a autarquia.

PUBLICIDADE

O arranque é já no fim-de-semana de 27 e 28 de Fevereiro, com o Cozido à Portuguesa a ser servido nos restaurantes aderentes.

O cabrito assado no forno, o bacalhau “à Vítor”, o “Bife à Romaria” e o arroz de frango “pica no chão” são alguns dos muitos pratos de cozinha regional que podem ser degustados nesta edição, acompanhados de um harmonioso, fresco e intenso vinho verde característico desta região.

Este ano, devido às normas impostas pelo estado de emergência, o formato dos fins-de-semana gastronómicos é forçosamente diferente. Enquanto a situação se mantiver, esta iniciativa realiza-se em “take-away”.

«Pretende-se que os povoenses participem na iniciativa, recebendo em suas casas estas iguarias, apoiando assim a restauração local, numa fase tão delicada», apela o Município.

SETE PRATOS

As propostas são as seguintes: Cozido à Portuguesa (27 e 28 de Fevereiro); Cabrito à São José (19 a 21 de Março); Petiscos Tradicionais (24 e 25 de Abril); Bacalhau (21 a 23 de Maio); Bife à Romaria (3 a 5 de Setembro); Pica no Chão (2 e 3 de Outubro); e Papas de Sarrabulho e Rojões (6 e 7 de Novembro).

A gastronomia da Póvoa de Lanhoso é tipicamente minhota. Contudo, «diferencia-se pela mistura de ingredientes colocada na confecção dos pratos: o saber, a memória, a herança e o amor, tudo com o intento de proporcionar uma experiência única de saborear os alimentos com deleite e com prazer».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS