CAMPEONATO DO MUNDO DE CANOAGEM DE MARATONA NA VILA DE PRADO - Prado com a segunda maior participação de sempre em mundiais

CAMPEONATO DO MUNDO DE CANOAGEM DE MARATONA NA VILA DE PRADO -
Prado com a segunda maior participação de sempre em mundiais

O Campeonato do Mundo de Maratona, que se disputa entre os dias 3 e 9 de setembro, vai contar com 38 países e 1000 atletas. Revelação feita esta tarde pelo holandês Rud Heijlear. O representante da Federação Internacional de Canoagem disse ainda que Prado é a única vila do Mundo a receber três eventos internacionais (Europeu, Taça e Campeonato do Mundo)», num espaço tão curto de tempo. 

«Prado é a única Vila no Mundo que em tão pouco espaço de tempo organizou três eventos internacionais. Vamos ter em competição 1000 atletas de 38 países, a segunda maior participação de sempre em mundiais de maratona. A melhor foi na Hungria. Vai ser um grande mundial, porque Prado tem uma população entusiasta da canoagem», frisou o Rud Heijlear , que esteve presente na apresentação do programa das provas e também no descerramento de uma placa evocativa do evento, situado na rotunda do monumento ao canoísta.

António Vilela congratulou-se com estes factos e agradeceu a quem depositou confiança na autarquia para organizar estes eventos. «Isto não seria possível sem a colaboração e parceria da FP Canoagem e o CN Prado. Obrigado por terem confiado em nós, é sinal que acreditam nas nossas capacidades organizativas. Também fomos a única terra a reconhecer o valor da canoagem, que é desporto que tem dado mais mérito a Portugal, com a construção do monumento ao canoísta. Vamos ter um programa desportivo e um de animação para disfrutarem do rio e do espaço e convido todas as pessoas a assistir ao campeonato do mundo», disse o autarca, durante a apresentação do programa do Campeonato do Mundo, que contou com a presença de Rud Heijlear, representante da Federação Internacional de Canoagem, do Presidente da FP canoagem, Vítor Félix, do Vereador do Desporto, Patrício Araújo, do Presidente da Junta da Vila de Prado, Albano Bastos e do Presidente do CN Prado, Horácio Lima.

PUBLICIDADE

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DESPORTIVO

António Vilela referiu ainda que a autarquia vilaverdense pretende construir um centro de alto rendimento para melhorar o nível de competição e atrair mais atletas. «Vamos estar atentos às oportunidades dos fundos comunitários e desafiar o governo e a FP canoagem para fazer uma parceria connosco», frisou o autarca

GOVERNADOR DE XANGAI

Vilela revelou ainda que o Vice-Governador de Xangai, China, manifestou interesse em reunir com o Município de Vila Verde. Vai estar cá o vice-governador de Xangai, na China, e manifestou interesse em ter uma reunião com a Câmara de Vila Verde  e outros representantes da região para que se possa abrir alguma porta que contribua uma aproximação maior entre os dois países».

DISCURSO DIRECTO

Patrício Araújo, vereador do Desporto da CM Vila Verde

A praia do Faial é o único local do mundo que recebeu os três eventos maiores da canoagem, ou seja, o Campeonato da Europa de Maratona (2013), Taça do Mundo de Maratona (2016) e agora Mundial de Maratona (2018). Tudo isto num espaço de cinco anos. Isto como pradense e vilaverdense enche-me de orgulho».

Vítor Félix, Presidente da FP Canoagem

«É o meu sonho que possamos, tal como em Montemor-o-Velho, juntar um título mundial do atleta José Ramalho à melhor organização de sempre de um mundial. Não são todas as vilas que se podem orgulhar de ter um campeonato do Mundo. A vila de Prado é a única em Portugal que tem um monumento ao canoísta.  Para a canoagem e para a Federação é um orgulho e faço aqui um agradecimento publico à vila de Prado e ao concelho de Vila Verde. Vamos organizar o melhor campeonato do mundo de canoagem de sempre».