REGIÃO

REGIÃO -

Preço da lampreia do rio Minho atinge máximos históricos

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Com a abertura da época da lampreia no rio Minho, verificou-se que os preços subiram e chegam mesmo a custar um valor entre os 50 e os 60 euros.

De acordo com Augusto Porto, presidente da Associação de Pesca Profissional do rio Minho e Mar, citado pelo ‘Jornal de Notícias’, «não há memória de abrir a época com estes preços».

No ano passado, que foi «um ano caro», a lampreia abriu a 35 euros. Nestes primeiros dias de pesca, o dirigente associativo revelou que há «muito pouca lampreia».

PUBLICIDADE

«Na semana passada que apanharam meia dúzia de exemplares, entre todos os barcos que andaram à pesca, foi muito», explanou Augusto Porto.

A explicar esta escassez podem estar as fortes chuvadas das últimas semanas que aumentaram consideravelmente o caudal dos rios, como o Minho. Isto porque a lampreia sobe o rio desde o mar e é pescada quando entra no rio, mas, para já, não está a subir.

«Achamos que o excesso de água doce no mar pode ter influência. Faz com que a lampreia não procure água doce no rio. Neste momento, é água doce a mais», revelou o pescador ao JN.

No rio Minho há cerca de 150 embarcações portuguesas e cerca de 60 espanholas a pescar lampreia, cuja faina segue até 15 de Abril.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.