O Presidente da República, António José Seguro, manifestou esta quinta-feira pesar pela morte do furriel Ismael José Silva Lamela, o jovem militar de 23 anos natural de Carapeços que não resistiu aos ferimentos sofridos num acidente durante uma ação de formação de paraquedismo, em Tancos.
Em declarações aos jornalistas, em Roma, no final de um encontro com o Presidente de Itália no Palácio do Quirinal, o chefe de Estado classificou a situação como “um momento muito doloroso” e revelou já ter contactado os pais do militar.
“Já tive a oportunidade de trocar mensagens com os seus pais, e sinto-me, obviamente, muito solidário, neste momento de dor e neste momento de tragédia”, afirmou o Presidente da República.
António José Seguro adiantou ainda que pretendia contactar também os familiares do segundo militar envolvido no acidente, atualmente internado no Hospital de Leiria. “Em relação ao outro militar que está no hospital de Leiria, ainda antes de apanhar o avião espero falar com os pais”, acrescentou.
O Presidente da República referiu igualmente que tem acompanhado a situação desde o primeiro momento, em articulação com o chefe do Estado-Maior do Exército e através da Casa Militar da Presidência.
“Infelizmente, não pude fazer aquilo que todos queriam, que era manter vivo o nosso militar, um jovem de 23 anos, de Barcelos. Fica aqui a minha expressão de dor, a minha solidariedade e mais uma vez um abraço sentido aos seus pais e à sua família”, reforçou.
O Exército Português confirmou esta quinta-feira o falecimento do furriel Ismael Lamela, que se encontrava internado no Hospital de São José, em Lisboa, após o acidente ocorrido durante o último salto do Curso de Paraquedismo.
Segundo informação oficial, o óbito foi declarado às 12h20. O outro militar envolvido no incidente permanece internado no Hospital de Leiria, encontrando-se estável e sob observação médica.



