JUSTIÇA

JUSTIÇA -

Processo EDP. Dez anos para Manuel Pinho, seis anos e três meses para Salgado

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O antigo ministro da Economia Manuel Pinho foi condenado a dez anos de prisão e o ex-banqueiro Ricardo Salgado a seis anos e três meses no âmbito do processo EDP, no qual foram acusados de corrupção.

Depois de oito meses de julgamento, o caso EDP está prestes a chegar ao fim.

A leitura do acórdão pelo coletivo de juízes presidido pela magistrada Ana Paula Rosa aconteceu esta quinta-feira, de manhã, no Juízo Central Criminal de Lisboa, e coloca um ponto final no julgamento que começou em outubro de 2023 e pelo qual passaram cerca de uma centena de testemunhas, entre as quais os antigos primeiros-ministros Pedro Passos Coelho, José Sócrates e Durão Barroso.

Manuel Pinho foi condenado por dois crimes de corrupção passiva para ato ilícito e um de fraude fiscal – a mulher Alexandra Pinho também foi condenada por este último crime, enquanto Ricardo Salgado foi condenado por dois crimes de corrupção ativa.

Alexandra Pinho foi condenada a quatro anos e nove meses.

O tribunal considerou como provados todos os crimes de que os arguidos estavam acusados. Manuel Pinho e a mulher receberam quase cinco milhões de euros ilicitamente do Grupo Espírito Santo.

Nas alegações finais, Ministério Público tinha pedido uma pena não inferior a nove anos para Manuel Pinho, além da sanção acessória de proibição do exercício de cargos públicos. Para Ricardo Salgado pediu uma pena de 6 a 7 anos de prisão, sendo que a decisão sobre se será efetiva ou suspensa ficaria para depois do trânsito em julgado. O Ministério Público tinha pedido ainda quatro anos de pena suspensa para Alexandra Pinho.

ovilaverdense@gmail.com

Com CNN Portugal

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.