AGRICULTURA

AGRICULTURA -

Produção de pequenos frutos aumentou mais de 40% em Vila Verde

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Directora Regional de Agricultura e Pescas do Norte destacou, esta quinta-feira, o «dinamismo muito interessante» que a agricultura tem registado no concelho de Vila Verde, onde foram investidos 25 milhões de euros nos últimos cinco anos.

Na sessão de abertura da Festa das Colheitas, Carla Alves socorreu-se dos números do último Recenseamento Agrícola, de 2019, para estabelecer uma comparação com a década anterior, constatando um «aumento muito significativo» na produção de pequenos frutos.

«Ao longo de uma década, a produção de pequenos frutos – mirtilo, framboesa e amora – passou de 1,83 hectares para 83 hectares, o que representa uma evolução muito considerável», anotou.

Existiu igualmente um aumento da área de produção de kiwis e outros frutos sub-tropicais, que passou de 60 para 97 hectares, sendo que a vinha não sofreu alterações significativas, ocupando 450 hectares.

«Em termos de efectivo animal assistiu-se a um ligeiro decréscimo de bovinos. Houve, no entanto, um aumento da produção de galinhas e de coelhos, assim como um número espantoso na produção apícola: de 229 colmeias passamos para mais de 3.200», afirmou a Directora Regional.

Carla Alves sublinhou depois a importância dos apoios recebidos, designadamente no âmbito do PDR [Plano de Desenvolvimento Rural] 2014-2020, garantindo que, nos últimos cinco anos, foram investidos 25 milhões de euros na área agrícola em Vila Verde.

«É um investimento não apenas nas explorações agrícolas, porque integra também o investimento no Regadio de Cabanelas, de 8,1 milhões de euros, que servirá uma área de 350 hectares. Acreditamos que no próximo ano possa estar a funcionar», frisou.

Segundo Carla Alves, existem 1.644 explorações agrícolas no concelho, menos do que no último Recenseamento, mas com áreas maiores – média de três hectares.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.