REGIÃO

REGIÃO -

Programa ‘Guimarães Acolhe’ acompanha mais de meia centena de cidadãos provenientes de vários países

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O programa ‘Guimarães Acolhe acompanha actualmente 56 cidadãos, provenientes de vários países, entre os quais se destacam a Eritreia, Sudão e Síria, anunciou esta terça-feira a Câmara Municipal.

Em comunicado, a autarquia afirma que este programa, desenvolvido pelos serviços da Acção Social do município foi considerado “uma força no acolhimento e apoio à integração de refugiados” pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR), no âmbito da reunião do Consórcio Guimarães Acolhe sobre o Plano de Acção do município vimaranense para o Acolhimento de Cidadãos com Necessidade de Protecção Internacional.

A reunião, para fazer um ponto de situação do desenvolvimento deste acompanhamento, foi presidida pela vereadora Paula Oliveira e contou com as presenças de Mónica Frechaut e Clara Vaz, em representação do Conselho Português para os Refugiados (CPR).

PUBLICIDADE

O Consórcio ‘Guimarães Acolhe’ foi apontado como um “excelente exemplo de colaboração interinstitucional” no acolhimento e apoio, ao ponto do CPR i a considerar o projecto um “exemplo de boa prática no acolhimento de refugiados”.

Os representantes do CPR fizeram uma apresentação do projecto Vitality & Engagement, que apoia a implementação e o desenvolvimento de iniciativas de patrocínio comunitário de refugiados, em Portugal e na Irlanda, com vista ao desenvolvimento de programas sustentáveis no resto da União Europeia. 

As actividades do projecto visam capacitar potenciais grupos de patrocinadores, garantindo assim um maior número de organizações formadas e qualificadas para esta prática. 

Paralelamente, o projecto visa uma série de oportunidades de interacção a nível europeu, estabelecendo redes de pares, nacionais e transnacionais, de apoio ao patrocínio comunitário de refugiados.

Desde 2016 que Guimarães estabeleceu a cooperação com o CPR e um conjunto de instituições que integram a Rede Social de Guimarães, desenvolvendo o projecto de Acolhimento de Pessoas com Necessidade de Protecção Internacional.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS