BRAGA

BRAGA -

Programa ‘Regime Escolar’ regressa às escolas de Braga com prémio pelo consumo de fruta e legumes

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O programa Regime Escolar de distribuição bissemanal de fruta e legumes, promovido pelo município de Braga, regressou no presente ano lectivo às escolas do ensino básico, agora com um prémio.

Durante uma visita, esta quinta-feira, à EB1 de Fradelos, Carla Sepúlveda garantiu a continuidade do programa nas escolas do ensino básico do Concelho, durante todo o ano lectivo.

 “O bem-estar das nossas crianças é uma prioridade e a promoção de uma alimentação saudável é um eixo em que pretendemos incidir cada vez mais, contribuindo para melhorar a qualidade nutricional da oferta alimentar na perspectiva da obtenção de ganhos em saúde no futuro, com o objectivo prioritário de combater a obesidade infantil”, referiu a vereadora da Educação da Câmara, acrescentando que a implementação de programas com esta génese, dirigidos às crianças em idade escolar, “é uma forma eficaz de aumentar conhecimentos nutricionais e iniciar o processo de mudança em relação a hábitos alimentares mais saudáveis”.

PUBLICIDADE

O ‘Regime Escolar’ consiste na distribuição de duas peças de fruta por semana aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico que frequentem estabelecimentos de ensino público. O município bracarense aderiu a este programa desde o início da sua implementação no ano lectivo de 2009/2010. Em 2014 alargou a distribuição de fruta ao ensino pré-escolar.

Para além da distribuição de fruta, existem ainda as medidas educativas de acompanhamento que visam a prossecução dos objectivos gerais do programa, designadamente o aumento a curto e médio prazo do consumo dos produtos abrangidos pelo ‘Regime Escolar’, a promoção de hábitos alimentares saudáveis, a aproximação das crianças à agricultura, entre outros.

PRÉMIO

Este ano, e com o objectivo de incentivar o consumo semanal dos hortofrutícolas distribuídos, foi entregue uma caderneta a cada aluno. Com cada distribuição semanal, ao longo de todo o ano, segue também um cromo que é entregue à criança como prémio pelo consumo da fruta dessa semana. Após o preenchimento da caderneta, os alunos podem escrever e ilustrar uma história que é seleccionada para a caderneta do próximo ano.

Esta iniciativa foi instituída pela Comissão Europeia tendo em conta vários objectivos, particularmente, fomentar estilos de vida saudáveis e criar hábitos de alimentação saudável nas crianças, aumentando, assim, de forma sustentável, a proporção de fruta e legumes no regime alimentar dos mais novos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.