PRESIDENCIAIS

PRESIDENCIAIS -

Projecções apontam para abstenção entre 50 e 60%

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Valor da abstenção deve superar o registado há cinco anos, mas sem atingir os valores que eram temidos devido ao receio de ir votar na pior fase da pandemia de covid-19.

O nível de abstenção nas eleições presidenciais deste domingo deve ficar entre 50 e 60%, o que representará um aumento em relação aos 51,34% registados em 2016, mas muito aquém dos piores receios de um valor entre os 70% e os 75%.

Segundo a projecção da Universidade Católica para a RTP1, a abstenção fica entre os 50% e os 55%, enquanto a SIC apresentou um intervalo entre 56 e 60%, numa projecção do ICS-ISCTE.

Por seu lado, a TVI aponta para um valor entre 54,5% e 58,5%, enquanto a CMTV prevê, segundo a Intercampus, que a abstenção esteja entre 54% e 58%.

Está a ser destacado que todos estes valores devem ter em conta o facto de o recenseamento automático dos emigrantes aumentou o total de eleitores em 13% a base eleitoral, o que torna mais impressionante os valores de abstenção registados neste domingo, tendo em conta a fraca participação dos portugueses que vivem no estrangeiro, dificultado pelo contexto de pandemia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.