VIII ENCONTRO DAS ROMARIAS DO MINHO -

VIII ENCONTRO DAS ROMARIAS DO MINHO - -

«Projecto de enorme potencial e uma aposta sustentada para o desenvolvimento»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Casa do Conhecimento de Vila Verde acolhe ao longo do dia de hoje o VIII Encontro das Romarias do Minho, organizado pelo Serviço de Acção Cultural do Município, em colaboração com o Centro em Rede de Investigação de Antropologia da Universidade do Minho. Na abertura do Encontro, a Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, afirmou que este é um «projecto de enorme potencial e uma aposta sustentada para o desenvolvimento».

Ao longo do dia, vários especialistas convidados irão expor algumas temáticas relacionadas com as “Romarias do Minho” e haverá, posteriormente, um debate e um momento dedicado a comentários e reflexões.

Presentes como oradores na iniciativa estão Rita Ribeiro, do CECS, Universidade do Minho, que abordará o tema “Bugiada e Mouriscada de Sobrado – Valongo”; Raúl Pereira, Investigador, com o tema “A Festa das Rosas, em Vila franca – Viana do Castelo; Catarina Pereira, Directora da Casa da Memória de Guimarães, com “A experiência do acompanhamento de vários projectos de inventariação” e ainda Jean-Yves Durand, da CRIA-Uminho, que fará uma exposição sobre “Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial: experiências, dúvidas, perplexidades e algumas sugestões”.

PUBLICIDADE

O Projecto “Romarias do Minho” é desenvolvido por vários municípios da região, em moldes de «colaboração informal», com a participação de Associações de Festeiros e Confrarias, com o objectivo comum de «inscrever algumas das mais representativas destas festividades no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS