REGIÃO

REGIÃO -

Projecto “Minho – Região Europeia da Gastronomia” promove seminários sobre Sustentabilidade e Recursos Endógenos

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O IPVC está a colaborar com a “Minho Inovação” no projecto “Minho – Região Europeia da Gastronomia”, cujo objectivo passa por «promover a valorização dos recursos endógenos do Minho e a articulação com as actividades e sectores produtivos».

A região do Minho foi eleita Região Europeia da Gastronomia em 2016, a par com a região da Catalunha, em consequência de uma candidatura promovida pela “Minho Inovação”. Nesse âmbito foi desenvolvido um projecto que pretende «promover a valorização dos recursos do Minho e a articulação com as actividades e sectores produtivos com importância para a região, potenciando o seu perfil de especialização e a aposta em sectores com potencial de crescimento, estimulando, simultaneamente, a sua capacidade de adaptação às dinâmicas concorrenciais à escala global».

REFERENCIAL GASTRONÓMICO DO MINHO

PUBLICIDADE

Este projecto contempla ainda a criação de um Referencial Gastronómico do Minho, que tem como objectivo a «valorização do receituário minhoto na gastronomia local e nacional, trazendo maior visibilidade pública aos pratos tradicionais e estimulando a população e os restaurantes a recolocarem estes pratos no centro da alimentação e promovendo-os».

A organização do Receituário da Gastronomia Minhota implica o «levantamento das especialidades gastronómicas características do Minho, dos ingredientes regionais e dos modos de confecção regionais; a definição das matérias-primas endógenas e dos produtos não oriundos da região que são toleráveis e dos processos de produção e confecção, que garantam as características essenciais da gastronomia Minhota; o estabelecimento das relações entre o receituário e os produtos locais», pode ler-se em nota enviada.

SEMINÁRIOS

Inseridos neste projecto, serão realizados três seminários cujo tema será a “Sustentabilidade e Recursos Endógenos”, nos próximos dias 12, 19 e 26 de Abril de 2021, onde serão abordados temas chave relativos à inovação, promoção e valorização dos recursos endógenos. Todos os seminários têm início previsto para as 11h.

O primeiro seminário está marcado para dia 12 de Abril e terá como convidada Ana Soeiro, Directora Executiva Qualifica Portugal, e o tema será a valorização, qualificação, defesa, promoção e dignificação da identidade dos produtos tradicionais portugueses. 

No dia 19 de Abril a convidada será Ana Paula Xavier, Presidente da Federação “Minha Terra”, e o tema do seminário será o papel das Associações de desenvolvimento local na preservação dos recursos endógenos e do território.

O terceiro seminário decorre a 26 de Abril, cujo tema é a conexão entre a gastronomia e a biodiversidade e conta com a presença de Mihaela Antofie, Directora do Research Center for Agricultural Sciences and Environmental Protection University “Lucian Blaga”, da Roménia.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS