Projecto pioneiro leva trial bike aos bairros de Braga

Levar o trial bike aos jovens dos bairros sociais das Andorinhas, Enguardas e Picoto, promovendo a prática desportiva e um estilo de vida saudável, é o objectivo do ‘Bike Atitude’, um projecto pioneiro que foi apresentado esta quarta-feira, no Bairro das Andorinhas.

Apoiado pelo Portugal Inovação Social, através de Fundos Comunitários, este é um programa de intervenção promovido pelo município, em parceria com a Academia Trial Bike, assente na visão de que a prática de actividade física pode contribuir para a inclusão e sociabilização das crianças e jovens. O projecto envolve mais de 130 crianças e jovens e conta com um investimento de 45 mil euros ao longo de três anos.

Esta iniciativa pretende criar um espaço não formal, através de sessões semanais de treino e prática desportiva, onde as crianças e jovens desenvolvam um conjunto de competências transferíveis para os seus percursos de vida e, ao mesmo tempo, se sintam valorizados, experimentem o sucesso, tracem metas e objectivos e possam transferir para o contexto social, familiar e pessoal.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, este tipo de projectos têm uma importância crucial na integração das populações que residem nos bairros. 

“Não basta à Câmara Municipal fazer aquilo que está a fazer neste momento ao reabilitar e dotar os bairros de excelentes condições físicas e infra-estruturais, é também crucial integrar as comunidades na sociedade e abrir os espaços à fruição da população, evitando a criação de guetos com a integração dos bairros na malha urbana”, salientou o autarca.

João Sousa, Pentacampeão Nacional de Trial Bike e também atleta da equipa Trial Portugal, é um dos mentores da academia que estará presente em todas as sessões de treino. O atleta evidencia as características favoráveis do Trial Bike no desenvolvimento das crianças e dos jovens, nomeadamente a exigência de equilíbrio, autoconfiança e concentração para ultrapassar os obstáculos.

A Trial Portugal é uma equipa de ciclismo, que além da sua actividade de competição e promoção da utilização da bicicleta, desenvolve e implementa projectos de inclusão através do desporto. A equipa já venceu seis Campeonatos Nacionais e sete Taças de Portugal de Trial Bike, em competições homologadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo, assim como já participou em nove edições da Volta a Portugal em Bicicleta, como equipa dinamizadora do público.

De referir que o Portugal Inovação Social (PIS) é uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. A iniciativa PIS foi criada e negociada com a Comissão Europeia enquanto parte do processo de programação do Portugal 2020, com o objectivo de financiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social.

Em Portugal existem mais de 700 investidores sociais. O município de Braga surge na terceira posição a nível social como investidor social no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto promovido pelo PIS.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais