REGIÃO

REGIÃO -

Projecto “Rumo Ao Sucesso” implementa «novas dinâmicas em contexto de pandemia» 

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Projecto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo ao Sucesso” iniciou, no presente ano lectivo 2020-21, o seu 3.º ano de execução, com «novos projectos e dinâmicas, tendo alargado a sua acção aos alunos da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico». 

«Apesar de todos os constrangimentos associados ao contexto pandémico, o Projecto demonstrou a sua capacidade de adaptação, continuando a sua intervenção na potenciação da melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares, no combate ao insucesso escolar, no envolvimento e intervenção com as famílias e comunidade escolar», pode ler-se em nota enviada pelo Município de Esposende. 

Nesta fase, procedeu-se a um rastreio de avaliação da linguagem e fala, analisou-se o impacto da tecnologia ao serviço da Educação, relembraram-se cuidados básicos de higiene e revisitou-se a canção tradicional portuguesa.

RASTREIO DE AVALIAÇÃO DE LINGUAGEM E FALA

Enquadrado no sub-projecto Núcleo de Intervenção com os Alunos e Famílias, no âmbito da valência de Terapia da Fala, deu-se continuidade ao estudo relativo às necessidades de intervenção nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesse sentido, foi realizado o rastreio com o instrumento RALF – Rastreio de Avaliação da Linguagem e Fala, junto dos professores titulares do 1.º ano de escolaridade que aplicaram o instrumento aos seus alunos que obtiveram autorização parental para o mesmo. As informações obtidas estão a ser «tratadas para posterior partilha com os encarregados de educação, professores titulares e direcções dos agrupamentos de escolas, bem como para a definição de estratégias de intervenção neste domínio». 

Com esta acção foi «possível desenvolver uma colaboração de proximidade com os professores titulares, a qual se revelou muito positiva, na medida em que permitiu a partilha de conhecimentos e experiências, contribuindo para o enriquecimento profissional de todos os envolvidos».

SESSÃO COM PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Por sua vez, a valência de Psicologia, em parceria com o Clube de Competências Digitais, no âmbito das acções de capacitação parental e em articulação com o projecto da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina: Escola para Pais – Gestores Educacionais realizou, no passado dia 21 de janeiro de 2021, uma sessão direccionada a pais e encarregados de educação desta Unidade Orgânica, na modalidade Livestreaming. Nesta sessão, subordinada ao tema “A Tecnologia ao serviço da Educação”, os seus dinamizadores procuraram evidenciar o potencial do uso da tecnologia ao serviço da educação, como meio de aproximação ao universo das crianças e jovens. De forma dinâmica e interativa, alertaram, ainda, para os perigos da internet, dotando os seus participantes de estratégias, no sentido de minimizar este impacto.

Neste sentido, foram apresentadas e exploradas ferramentas diversificadas que os alunos poderão usar para «potenciar o seu processo de aprendizagem. Esta sessão visou, ainda, o envolvimento das famílias no processo educativo dos seus filhos e teve uma excelente receptividade e uma apreciação muito positiva por parte dos participantes».

PROJECTO “CUIDADOS BÁSICOS DE HIGIENE”

No âmbito do sub-projeto Clubes de Motivação e Ativação de Competências, a valência de Ciências Experimentais, em parceria com ACES Cávado III Barcelos/Esposende – UCC ConvidaSaude – Saúde Escolar, Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina – Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, Agrupamentos Escolares António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e Coordenadores PES dos Agrupamentos, deu continuidade ao projecto “Cuidados Básicos de Higiene”, iniciado no ano lectivo 2019/2020. Dado o contexto pandémico que o país atravessa, priorizou-se a temática relacionada com a correta utilização da máscara, designada “A Máscara – Porquê? E como?”, direcionada aos alunos do 5.º ano. As sessões dinamizadas contaram com a participação de perto de uma centena de alunos dos dois agrupamentos. Prevê-se a continuidade das sessões em regime presencial ou num contexto de E@D.

“EDUCAÇÃO PELA ARTE”

Quanto ao sub-projeto Educação pela Arte, a Oficina de Light Choir, em articulação com a disciplina de Oferta Complementar, gravou um vídeo com os alunos de uma turma de 5.º ano, da Escola Básica de Apúlia, sobre a canção tradicional portuguesa “Barqueiro”. Nesta atividade, enquadrada no Projeto Erasmus “No need for another toy, water is our essential joy”, os alunos adaptaram a letra da música, relacionando-a com a importância da água.

Todas estas dinâmicas e atividades refletem uma crescente evolução, reconhecimento e consolidação da intervenção do Projeto Rumo ao Sucesso, ao serviço da comunidade escolar do Município, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo, enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.