Final do Tourism.Up vai ser em Loures - Projecto “Green Tour” das alunas da Secundária de Vila Verde vai representar o Concelho

Final do Tourism.Up vai ser em Loures -
Projecto “Green Tour” das alunas da Secundária de Vila Verde vai representar o Concelho

A Casa do Conhecimento de Vila Verde, recebeu o TOURISM UP. A sessão foi orientada por Raquel Oliveira, em representação do Turismo de Portugal e Territórios Criativos. Foram apresentados nesta Oficina de Selecção de Projectos, cinco propostas, nomeadamente Find Us- Portugal à mesa, Smart Side Car Trip, Green Tour, Slow Stay e Tuk Tuk, avaliados pelo júri composto por José Lopes, representante da AEVIVER, Paulo Pereira, representante da ATAHCA e Manuel Brito, da Câmara Municipal de Vila Verde.

A ideia vencedora tem o nome de “Green Tour” e consiste na criação de Rotas Culturais em Tuk Tuk’s decorados com a temática dos Lenços de Namorados, com o objectivo de dar a conhecer as potencialidades turísticas do Concelho de Vila Verde. O projecto foi idealizado por três alunas do curso de Turismo da Escola Secundária de Vila Verde, que terão agora a tarefa de representar o Concelho no concurso a nível nacional.

Antes disso, as jovens criativas irão participar em dois Bootcamps, onde terão uma formação intensiva de vários módulos relacionados com o empreendedorismo e o turismo. No evento final, Pitch & Demo, serão apresentados todos os projectos eleitos nesta 1ª fase que decorreu em 30 territórios, a um júri e potenciais clientes e investidores, no Palácio Correio-Mor, em Loures, no dia 12 de dezembro de 2018. O 1º classificado receberá o valor de 4000 euros e o 2º e 3º classificados a quantia de 500 euros cada.

PUBLICIDADE

Esta sessão contou com a presença da Vereadora da Cultura, Educação e Acção Social, Júlia Fernandes, que começou por afirmar que «em pouco tempo conseguimos cinco projectos para apresentar, o que é muito bom».

«O empreendedorismo é, de facto, uma palavra que nos tem surgido muito nos últimos tempos. O ano passado um grupo de alunos da EPATV foram vencedores na Final Transfronteiriça do Concurso Empreendedor da UP Cávado. Tudo isto é sinal da criatividade e do espírito empreendedor dos alunos das nossas escolas», referiu a autarca.

A Vereadora deu os parabéns os projectos apresentados referindo que «o importante é nunca desistir. No meio de muitos nãos, pode haver um sim. Esta ideia da Tourism. UP é fantástica, porque possibilita aos jovens e não só, se lançarem no mundo do empreendedorismo». O objectivo deste projecto passa por conhecer as dinâmicas actuais do turismo nacional e internacional e dos conceitos de empreendedorismo e inovação, conceber modelos de negócio e propostas de valor para a concretização de uma ideia de negócio e reconhecer a importância do marketing e das novas tecnologias para a área do turismo.