REGIÃO

REGIÃO -

Protecção Civil de Barcelos tem novos equipamentos de combate à vespa asiática

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Serviço Municipal de Protecção Civil e Defesa da Floresta de Barcelos tem novos equipamentos para o combate à vespa velutina, vulgo vespa asiática: dois conjuntos de canas/varas, denominado ‘SISTRAQ’, que permitem operar com duas equipas em simultâneo; e um apontador FIRST STICK para atingir ninhos em árvores de maior altura.

A primeira demonstração do novo equipamento foi feita na freguesia em Abade de Neiva, onde foram utilizados os dois métodos, um em terreno montanhoso e outro em zona urbana. A acção foi acompanhada pelo vereador da Protecção Civil, António Ribeiro, e pelo presidente da Junta de Abade de Neiva, David Torres.

Os equipamentos foram adquiridos pelo município para dar uma resposta mais célere no combate e inactivação dos ninhos, pois altera o método até agora utilizado, que era feito por incineração. Assim sendo, é feita a inoculação dos ninhos/vespeiros através da aplicação de um químico não repelente. O insecto, apesar de continuar a desenvolver a sua actividade frequentando normalmente o ninho, ao mesmo tempo está sendo contaminado. O ninho/vespeiro passa a inactivo ao fim de 4/5 dias.

PUBLICIDADE

Uma importante vantagem do novo método é que este trabalho pode ser feito durante o dia e é bastante mais rápido. Os ninhos onde as vespas velutinas se alojam permanecem intactos, mas aqueles insectos morrem ao fim de menos de uma semana.

EQUIPAMENTOS

Sistema de varas ou canas denominado ‘SISTRAQ’, é constituído por um conjunto de varas/canas em carbono. De acordo com a altura da árvore que suporta o ninho, pode atingir até 22 metros de altura. A primeira vara tem agrupado um tubo capilar que perfura o ninho/vespeiro através do qual é injectado o químico que faz a inoculação do mesmo. Para tal, o dispositivo dispõe de um reservatório, instalação eléctrica, um motor e uma bomba que farão a projecção do químico para dentro do ninho/vespeiro.

Apontador ‘FIRST STICK’, com a mesma denominação para utilização em ninhos/vespeiros suportados por árvores de grande altura onde a utilização das varas/canas, não seja possível. Utiliza esferas com o mesmo produto do processo anterior e é composto por garrafa de ar comprimido, baquete de limpeza, mira telescópica e mala de transporte.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.