INCÊNDIOS –

INCÊNDIOS – -

Protecção Civil decreta alerta vermelho até à próxima sexta-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) decreta a passagem a alerta vermelho, o mais grave da escala, até à próxima sexta-feira (dia 06) em virtude do agravamento das condições meteorológicas, que poderão aumentar o risco de incêndio rural.

A ANEPC recomenda por isso a adequação dos comportamentos e atitudes das populações face à situação de perigo de incêndio rural, designadamente através da adopção das medidas necessárias à prevenção e à precaução, tomando especial cuidado com o perigo de incêndio rural nos próximos dias.

Durante este período de alerta, está disponível informação actualizada nos “sites” da Internet da ANEPC e do IPMA, bem como nos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

PUBLICIDADE

Para sábado e domingo prevê-se a continuação de tempo quente e seco, com fraca ou má recuperação nocturna da humidade relativa do ar em todo o território, vento do quadrante leste até sábado, forte nas terras altas durante a noite e possibilidade de condições atmosféricas propícias a comportamentos erráticos dos incêndios, dificultando o seu controlo, nas regiões do interior.

A Autoridade Municipal de Emergência de Protecção Civil recorda que durante todo o período crítico, que vigora de 1 de Julho a 30 de Setembro, é expressamente proibido:

  • Fazer Queimadas Extensivas;
  • Fazer Queima de Amontoados ou sobrantes;
  • Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito;
  • Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
  • Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal;
  • Fumigar ou desinfestar apiários excepto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
  • Usar motorroçadoras (excepto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores durante todos estes dias de Risco Máximo.
Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS