BRAGA

BRAGA -

PS alerta para o facto de Braga não ter praias com ‘grau ouro’ da Quercus

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O PS na Câmara de Braga manifestou, esta segunda-feira, preocupação com o facto de nenhuma das praias do concelho ter conseguido o “grau ouro” da Quercus, tendo o vereador do Ambiente contraposto com as três bandeiras azuis atribuídas pela ABAAE.

Na reunião quinzenal do executivo, o vereador socialista Ricardo Sousa sublinhou que o concelho de Braga não acolhe nenhuma das 17 praias distinguidas pela Quercus no Minho como de qualidade de ouro.

“É uma realidade que não devemos ignorar”, referiu, defendendo uma “política de qualidade da água” dos rios da região.

O vereador do Ambiente, Altino Bessa, disse-se estupefacto com a posição do PS, lembrando que o concelho de Braga tem bandeira azul em três praias fluviais e acusou os socialistas de que querem transformar “algo que é positivo numa coisa má”.

Bessa disse que a água das praias é de excelência e que a Quercus “nem sequer faz análises no local”, e manifestou “grande orgulho” nas três bandeiras azuis.

Já o presidente da Câmara, Ricardo Rio, explicou que uma praia, para ser considerada de ouro pela Quercus, não pode ter qualquer ocorrência de poluição durante cinco anos.

Rio adiantou que houve uma ocorrência no rio Cávado que não teve qualquer responsabilidade direta de Braga e que inviabilizou o título dourado.

“A indicação que temos de municípios vizinhos e das Águas do Norte é de que a situação está resolvida e não se vai repetir”, afirmou o autarca.

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.