PAÍS –

PAÍS – -

PS Braga apoia ideia do Governo para rever agregação de freguesias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Federação Distrital de Braga do PS emitiu esta terça-feira um comunicado em que se congratula e apoia a pretensão do Governo para a revisão da lei da união e agregação de freguesias.

A estrutura socialista bracarense, liderada por Joaquim Barreto, lembra que «na sua moção e no seu Plano de Acção, aprovados pelos órgãos distritais (Congresso e Comissão Política), já prevê a defesa intransigente de uma reavaliação e revisão da reforma da Lei da união e agregação de freguesias, promovida pela anterior governação PSD/CDS, que teve alguns resultados nefastos que se conhecem».

Considera-se nestes documentos aprovados pela Federação que «é fundamental» o debate em torno da «questão da reorganização territorial das freguesias, com vista à auscultação dos autarcas locais, membros das Assembleias e Juntas de Freguesia, bem como do Município, dando assim voz aos representantes legítimos das populações».

PUBLICIDADE

«A análise de proximidade, com a auscultação das forças vivas locais, é o caminho adequado para uma reforma sustentada e ajustada às realidades locais. Uma reforma que influencie tão directamente as pessoas deverá sempre ter em conta um trabalho cujo princípio estruturante é a proximidade», defende Joaquim Barreto.

O comunicado da Federação de Braga do PS surge depois de o Governo ter anunciado que quer definir um novo mapa de freguesias até às próximas eleições autárquicas, em 2021. A proposta de lei que o Ministério da Administração Interna estará a ultimar deverá dar aos autarcas o poder de manter a agregação ou de proporem a desagregação das respetivas freguesias.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS