VILA VERDE –  PS propõe criação de Escola de Ensino Superior na antiga primária

VILA VERDE –
PS propõe criação de Escola de Ensino Superior na antiga primária

O PS defende a reconversão da antiga escola primária de Vila Verde numa Escola de Ensino Superior na área do Turismo, Hotelaria e Gastronomia. Esta foi uma das propostas apresentadas pelos socialistas para as Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal.

«Para nós, o ensino superior em Vila Verde tem de ser uma realidade já nos próximos anos, assim como o ensino profissional ao nível da música, artes e cultura», defende, em comunicado, a estrutura local do PS, liderada por José Morais.

PUBLICIDADE

Por isso, os socialistas entendem que a autarquia deve «dar os primeiros passos nesse sentido e funcionar como motor desse progresso, apoiando e promovendo iniciativas que garantam a criação de uma Escola de Ensino Superior no concelho de Vila Verde em áreas como gastronomia e turismo e a ainda o ensino profissional em música, artes e cultura, colaborando com os parceiros sociais».

«O distrito de Braga tem universidades e institutos politécnicos de referência e há em Vila Verde excelentes resultados na área profissional, em especial na gastronomia, hotelaria e no turismo. Tendo em conta o contexto concelhio e da região, aliados à ausência de ofertas, entendemos que a Câmara de Vila Verde deveria lançar o convite a parcerias nestas áreas», refere.

Na perspectiva do PS, tal opção seria «fundamental para a estratégia de crescimento do concelho de Vila Verde», uma vez que, «além da qualificação de jovens formandos, permitirá criar novos empregos directos (professores) e indirectos (restauração, alojamento, comércio)».

«Acreditamos que o desenvolvimento de uma região está directamente relacionado com a valorização dos recursos humanos, sendo a educação e a formação impulsionadoras de uma sociedade mais competitiva. É também isso que queremos para a nossa terra, para o concelho de Vila Verde», frisa o PS.

A antiga escola primária, que se encontra inactiva, albergou até há bem pouco tempo albergou o posto da GNR, enquanto decorreram as obras de reabilitação e ampliação do quartel.