VILA VERDE –  PS propõe «requalificação urgente» de vias municipais e acusa executivo de adiar o problema

VILA VERDE –
PS propõe «requalificação urgente» de vias municipais e acusa executivo de adiar o problema

A requalificação das estradas municipais é «urgente», na perspectiva do PS, devido à «grande deterioração do piso e falta de segurança para veículos e peões», em especial na EM537 (Pico de Regalados/Gomide), 532-2 (Dossãos/Godinhaços), 1179 (Freiriz/Escariz/Parada de Gatim) e 566 (Turiz/Lage).

Em comunicado, o PS lembra que esta foi uma das 103 propostas apresentadas pelos vereadores socialistas «para melhorar» o Plano e Orçamento Municipal para 2019, aprovado na última reunião de Câmara, mas que «o PSD decidiu votar contra», adiando a resolução do problema.

PUBLICIDADE

«Para nós, a requalificação das vias rodoviárias concelhias é uma prioridade e lamentamos não ser acompanhados pelo executivo PSD nesta preocupação», refere o PS.

Os socialistas dizem que «há mais de 20 anos que estas obras são reclamadas e há sucessivos anos que este executivo tem adiado para “anos futuros” a sua execução».

«Numa breve consulta ao plano e orçamento camarário de 2015, percebe-se que as estradas já deviam ter sido requalificadas em 2017. No plano e orçamento camarário de 2019, prevê-se que as estradas sejam requalificadas em 2020 e 2021», sublinham.

O comunicado critica aquilo que diz ser de «política do empurrar o problema para a frente com a barriga em vez de o resolver».

«Por não concordarmos, decidimos propor que a requalificação das Estradas Municipais seja concretizada já em 2019. Se a nossa proposta fosse aprovada, em 2019 teríamos uma melhoria significativa das condições das vias municipais, em especial daquelas que menos condições de circulação têm e que diariamente põem em segurança peões e veículos que nela circulam», apontam.

Segundo o PS, «fica mais uma vez na gaveta o arranjo de estradas fundamentais para a circulação de pessoas, mas também de mercadorias», «estradas que ajudariam a combater a desertificação das freguesias mais isoladas».

REDUZIR DESPESA

Para concretizar as medidas propostas, os socialistas propuseram «concentrar as verbas municipais dedicadas às festas na realização da Festa das Colheitas e na Festa Concelhia de Santo António, que são as genuínas festas do Concelho de Vila Verde, analisando e reduzindo as verbas inscritas para realização das outras galas e eventos promovidos pelo Município de Vila Verde, em especial da gala Namorar Portugal».

Nesta matéria, o PS defende também que a autarquia deve proceder à «redução da contratação pública municipal feita com recurso aos ajustes directos simplificados e ajustes diretos normais», assim como à «optimização e redução na quilometragem percorrida pelas viaturas municipais».

A redução das verbas gastas com consultadorias externas e do número de avenças e a renegociação dos contratos existentes entre a Câmara Municipal e entidades externas são outras das propostas para reduzir a despesa municipal.

A calendarização do Município de Vila Verde prevê que as quatro estradas elencadas pelo PS sejam requalificadas entre 2020 e 2021.