VILA VERDE - PS quer «mais acção da Câmara» para resolver «a situação descontrolada» das vespas asiáticas

VILA VERDE -
PS quer «mais acção da Câmara» para resolver «a situação descontrolada» das vespas asiáticas

Os Vereadores do Partido Socialista de Vila Verde vieram a terreiro pedir «o reforço e a intensificação da acção pela autarquia» no combate aos ninhos da vespa velutina (conhecida como asiática). José Morais, Luís Castro e Pedro Silva dizem que «a situação parece estar descontrolada» e pedem medidas ao executivo em permanência.

Na nota enviada à imprensa, os socialistas recordam que «em 2016, através do projecto “GESVESPA”, liderado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, os Municípios do Cávado receberam 400 mil euros para reforçar a capacidade de combate à vespa. Em Vila Verde foi amplamente noticiada a atribuição de equipamentos ao abrigo desse projecto».

Ao longo dos últimos anos chegaram aos vereadores do PS «várias comunicações de populares dando conta da existência de ninhos de vespas asiáticas. Todas essas comunicações foram remetidas para o departamento de ambiente da Câmara de Vila Verde, através do vereador do ambiente», acrescentam ainda lamentando, depois, «a perda de vidas humanas» e «os sucessivos ataques, o último dos quais na semana passada em Cervães».

PUBLICIDADE

Os Vereadores revelam que «em Aboim da Nóbrega os ninhos estão a ser destruídos por voluntários, muitas vezes sem a formação e o equipamento adequado».

TEXTO DA RECOMENDAÇÃO NA ÍNTEGRA:

A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) elaboraram um Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina (vespa asiática) em Portugal.

Nos termos do referido Plano, os municípios colaboram com as entidades competentes e com as populações no âmbito da destruição dos ninhos.

Em 2016, através do projecto “GESVESPA”, liderado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, os Municípios do Cávado receberam 400 mil euros para reforçar a capacidade de combate à vespa.

Em Vila Verde foi amplamente noticiada a atribuição de equipamentos ao abrigo desse projeto.

Ao longo dos últimos anos chegaram aos vereadores do PS várias comunicações de populares dando conta da existência de ninhos de vespas asiáticas. Todas essas comunicações foram remetidas para o departamento de ambiente da Câmara de Vila Verde, através do vereador do ambiente.

A situação das vespas asiáticas no nosso concelho parece estar descontrolada.

É de lamentar profundamente a perda de vidas humanas, casos que todos conhecemos.

É também de lamentar os sucessivos ataques, o último dos quais na semana passada em Cervães.

Em Aboim da Nóbrega os ninhos estão a ser destruídos por voluntários, muitas vezes sem a formação e o equipamento adequado.

Face à situação que não nos parece adequada, recomenda-se o reforço e intensificação da ação pela autarquia no sentido de controlar o impacto desta praga procedendo à destruição dos vespeiros identificados e comunicados.