VILA VERDE –  PS quer «requalificação urgente» de estradas municipais

VILA VERDE –
PS quer «requalificação urgente» de estradas municipais

A «requalificação urgente» das estradas municipais, concretamente a EM537 (Pico de Regalados/Gomide), 532-2 (Dossãos/Godinhaços), 1179 (Freiriz/Escariz/Parada de Gatim) e 566 (Turiz/Lage), é uma das 103 propostas que constam de um documento apresentado pelo PS de Vila Verde «para melhorar» o Plano e Orçamento Municipal para 2019.

Em comunicado, os socialistas anunciam que as medidas que propuseram «visam a criação de emprego, a fixação de jovens e o apoio às famílias, sem esquecer as questões ambientais, culturais e desportivas, a economia de recursos financeiros e materiais e uma maior eficácia na redução/eliminação de desperdícios de alguns serviços municipais».

PUBLICIDADE

A comparticipação nos medicamentos para idosos é outra das medidas elencadas, a par da criação do Orçamento Participativo, que o PS já anunciara publicamente na última semana.

Os socialistas propõem dinamizar, melhorar e aumentar os Parques Empresariais/Industriais concelhios, criar pequenas zonas empresariais na Ribeira do Neiva e no Vade, eliminar totalmente a derrama sobre o IRC e devolver às famílias pelo menos uma parte dos 5% de IRS cobrado no Município.

Na perspectiva do PS, as mais de 100 propostas que apresentam são «o resultado de um trabalho aprofundado, ouvindo diversos interlocutores da sociedade civil, o que resultou num conjunto coerente e bem alargado de propostas».

«A bem de Vila Verde, esperamos, agora, que o executivo lhes dê a devida atenção», vinca.

REDUZIR DESPESA

Na perspectiva do PS, «as medidas propostas deverão ser acompanhadas de redução da despesa municipal».

«Esta é uma matéria fundamental para que se possa reorientar o investimento autárquico, tendo em vista um paradigma de maior modernidade para o concelho», defende o partido.

Por isso, os socialistas propõem «concentrar as verbas municipais dedicadas às festas na realização da Festa das Colheitas e na Festa Concelhia de Santo António, que são as genuínas festas do Concelho de Vila Verde, analisando e reduzindo as verbas inscritas para realização das outras galas e eventos promovidos pelo Município de Vila Verde, em especial da gala Namorar Portugal».

Nesta matéria, o PS quer também que a autarquia proceda à «redução da contratação pública municipal feita com recurso aos ajustes diretos simplificados, permitindo poupanças através da comparação e negociação de preços que outras modalidades de contratação permitem».

A redução das verbas gastas com consultadorias externas e do número de avenças, a renegociação dos contratos existentes entre a Câmara Municipal e entidades externas e a implementação de um sistema de monitorização e controlo dos consumos dos diversos sectores/serviços municipais são outras das propostas para reduzir a despesa municipal.

A próxima reunião de Câmara, que servirá para discutir e votar o Plano de Investimentos e o Orçamento Municipal para o próximo ano, realiza-se na sexta-feira.