POLÍTICA -

POLÍTICA - -

PSD. Rui Rio reeleito com vitória em Viana do Castelo e derrota em Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Rui Rio venceu este sábado as eleições directas para a liderança do PSD, numa segunda volta inédita, em que estavam inscritos 40.604 militantes (com as quotas em dia). Curiosamente, foi Luís Montenegro que venceu em Braga, uma das ‘distritais’ com mais peso eleitoral.

Em termos nacionais, Rui Rio vence com mais de 2100 votos (53,3%, ) que Luís Montenegro, que fica pelos 46,7%. A abstenção foi de 16.70%.

PUBLICIDADE

No distrito de Braga, onde estavam em jogo 5632 votos, Luís Montenegro venceu nas secções de Braga, Barcelos, Esposende, Vieira do Minho, Famalicão, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, com 54.61%., pouco com mais de 340 votos que Rui Rio.

Já Rio, com 45.39%, vence em Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Povoa de Lanhoso, Guimarães, Fafe e Vizela.

A abstenção foi de 11.56%.

O inverso deu-se em Viana do Castelo, onde estavam inscritos 1297 militantes, com Rio (65.37%) a vencer na capital alto-minhota, em Arcos de Valdevez, Caminha, Monção, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Cerveira, Monção e Melgaço.

Luís Montenegro (34.63%) conquistou as secções de Ponte da Barca e Valença.

Aqui a abstenção rondou os 11%.

Na votação de há uma semana, Rio conseguiu o apoio de 15.546 militantes, o que correspondeu a 49,02% dos votos. Luís Montenegro, antigo líder parlamentar, ficou em segundo com 13.136 votos, ou seja, 41,42% do total.

Rui Rio e a nova comissão política nacional do PSD tomam posse em Viana do Castelo, em congresso a realizar entre 7 e 9 de Fevereiro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.