REGIÃO -

REGIÃO - -

Pudim Abade de Priscos é um dos finalistas distritais-regionais das 7 Maravilhas Doces de Portugal

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Pudim Abade de Priscos é um dos finalistas distritais-regionais do concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal. As votações para eleger esta receita como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal decorre até dia 15 de Agosto e pode ser feita ligando para o 760 107 131.

MANUEL JOAQUIM MACHADO REBELO – ABADE DE PRISCOS

O criador do Pudim Abade de Priscos, Manuel Joaquim Machado Rebelo, mais conhecido por Abade de Priscos, nasceu a 29 de Março de 1834, na freguesia de Turiz, e faleceu a 24 de Setembro de 1930, tendo sido sepultado no cemitério de Turiz, Vila Verde.

PUBLICIDADE

Foi um Abade católico e gastrónomo português que se destacou pelas suas famosas receitas de culinária, especialmente a do Pudim Abade de Priscos. Foi, segundo vários cozinheiros, um dos maiores cozinheiros portugueses do século XIX.

Foi pároco da freguesia de Priscos em Braga durante 47 anos, e foi lá que desenvolveu a sua veia culinária. Apesar de ser amador na arte da culinária foi, segundo a população local, “um homem de grande paladar”. Foi amigo do Arcebispo D. Manuel Baptista da Costa, e este tendo conhecimento das suas habilidades culinárias, sempre que alguém importante visitasse a cidade convidava o Abade para dirigir a cozinha. Tal facto projectou-o ao nível nacional, vindo depois realizar grandes e sumptuosos banquetes para a família real, ministros, bispos, aristocratas, entre outros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS