REGIÃO

REGIÃO -

Cinco IPSS do Minho contempladas com viaturas adaptadas oferecidas pela Fundação Montepio

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Centro Social da Paróquia de S. Lázaro (Braga), a Cercigui (Guimarães), o Patronato Nossa Senhora da Bonança (Caminha), a Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este (Vila Nova de Famalicão) e o Centro Social Paroquial de Deão (Viana do Castelo) são as cinco instituições de solidariedade social (IPSS) do Minho que receberam viaturas adaptadas da Fundação Montepio.

As IPSS minhotas juntam-se a outras 10 contempladas pelas viaturas, no valor global de 128 mil euros, oferecidas no âmbito da 13.ª edição do projecto Frota Solidária do Montepio.

O Frota Solidária, afirma a Fundação, “concretiza uma cadeia de solidariedade objectiva e transparente, orientada à inclusão e à redução das desigualdades sociais, e envolve os contribuintes, através da consignação fiscal; a Fundação Montepio enquanto entidade promotora, financiadora e distribuidora das viaturas; mas também a seguradora Lusitânia (Grupo Montepio), que oferece a primeira anuidade do seguro automóvel, a empresa Auto Ribeiro, que adapta e transforma as viaturas, e as IPSS beneficiadas, que actuam junto de públicos mais vulneráveis”.

Através da atribuição de viaturas adaptadas às IPSS, a Fundação responde ao objectivo de “redução das desigualdades” fixado pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, e “procura contribuir para uma sociedade mais coesa e solidária, para a melhoria da qualidade dos serviços e das respostas sociais oferecidas pelas IPSS e para a redução do isolamento da população”.

Este projecto, desenvolvido desde 2008, destina-se a IPSS que trabalham com públicos vulneráveis, em especial pessoas portadoras de deficiência, crianças e jovens, pessoas idosas e população económica e socialmente desfavorecida, e surge alinhada com as preocupações ambientais – as viaturas asseguram o controlo das emissões de CO2, restringindo-as ao limite das 180g. Este ano foi atribuída, pela primeira vez, uma viatura eléctrica.

O projecto arrancou como resposta à necessidade sinalizada por entidades da economia social de promoção de uma maior e melhor mobilidade dos seus utentes, “e resulta dos montantes que, a cada ano, os contribuintes portugueses atribuem à Fundação Montepio através da Consignação Fiscal e que esta Fundação devolve à sociedade civil através da aquisição de viaturas que, depois de transformadas e adaptadas, são oferecidas a instituições de solidariedade social de todo o país”.

Desde 2008, e ao longo de 13 edições (2020 inclusive), o projecto assegurou a entrega de 238 viaturas, através de uma selecção de candidaturas que procura garantir “uma distribuição geográfica adequada”, mas também critérios de “equidade susceptíveis de satisfazer necessidades distintas e de reconhecimento do mérito e da qualidade de intervenção assegurada por cada uma das IPSS beneficiadas”.

Em 12 anos, a Fundação Montepio devolveu deste modo à sociedade civil 4,3 milhões de euros e apoiou 238 instituições de solidariedade social de todo o país.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS 2020

  • Santa Casa da Misericórdia de Vagos
  • Centro Social da Paróquia de S. Lázaro, Braga
  • CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade de Guimarães
  • ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este
  • Centro Social Nossa Senhora das Neves de Malpica do Tejo
  • Santa Casa da Misericórdia de Boticas
  • Centro Social da Quinta do Monterroso da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Romão
  • AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes
  • Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canavezes
  • Associação Nomeiodonada IPSS – Kastelo, Matosinhos
  • Centro de Reformados e Idosos do Vale da Amoreira, Moita
  • Patronato Nossa Senhora da Bonança, Caminha
  • Centro Social Paroquial de Deão, Viana do Castelo
  • Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva da Freguesia de Vila Chã de Sá, Viseu.
Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.