VILA VERDE

VILA VERDE -

Quim Barreiros, tradição e mundo rural na 30ª Festa das Colheitas de Vila Verde

Vila Verde vive a 30ª edição da Festa das Colheitas, entre os dias 05 e 09 de Outubro, numa iniciativa que pretende valorizar as tradições e o mundo rural com um programa abrangente que inclui várias actividades, como um concerto do cantor Quim Barreiros.

Para a presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, trata-se de um «hino ao mundo rural», que serve, por um lado, para «louvar as tradições e a cultura» de Vila Verde e, por outro, para criar dinamismo económico com o escoamento dos produtos da terra.

«Este é um evento icónico e que se assume como ponto alto da programação da Rota das Colheitas. Mantemos no cartaz os seus eventos mais emblemáticos, como a “Festa do Caurdo”, a corrida de cavalos, os festivais folclóricos e os vários concursos», explicou, esta quarta-feira, na apresentação oficial da iniciativa.

Esperando «milhares de visitantes», Júlia Fernandes destacou também o «excelente contributo» que a Festa das Colheitas dá para a dinâmica económica do concelho, ao mesmo tempo que se assume como «ponto de encontro» da população e permite «evidenciar o que de melhor é feito pelas instituições e associações» locais.

A feira-mostra contará com cerca de centena e meia de expositores, 68 deles relacionados com artesanato, havendo igualmente espaços reservados para as máquinas agrícolas, o fumeiro e a presença de várias entidades, além do festival gastronómico que cumpre a sua 15ª edição.

PROGRAMA

A abertura e a inauguração oficial da Festa das Colheitas e da XXX Feira Mostra dos Produtos Regionais de Vila Verde está marcada para o feriado de 05 de Outubro, às 11h00, no recinto situado no campo da feira.

Nesse primeiro dia, entre as 14h00 e as 19h00, decorrerá o Encontro Nacional de Tocadores de Cavaquinho. À noite haverá um magusto típico animado pelas rusgas (21h00) e o espectáculo do cantor Jorge Loureiro (22h30).

Na quinta-feira, além de ateliers e palestras, o recinto vai receber uma desfolhada minhota às 21h00, que antecede o concerto de Quim Barreiros, marcado para as 22h30.

Os concursos de artesanato, mel e doces típicos – marmelada acontecerão na sexta-feira de manhã. A noite será animada por uma pisada de uvas (21h00) e por cantares ao desafio (22h30) com vários participantes: Loureiro, Taty, Anjinho, Cristiana, Malheiro, Irene, Diana, Naty, Soutelo, Loureiro B., Mikael Akordeon, Silva, Zé Braga e Né.

A tarde de sábado vai colocar em evidência a “prata da casa”, com os concertos da Academia de Música de Vila Verde, da Banda Musical de Vila Verde e da Orquestra Com’Traste, que resulta da Escola de Música da Vila de Prado.

O dia tem como pontos altos a XIX “Festa do Caurdo” a partir das 19h00 e o Festival Folclórico Concelhio, pelas 21h30, com o Rancho Infantil de Atiães, o Rancho Infantil de Pico de Regalados, o Rancho Folclórico de Cervães, o Rancho Folclórico de Turiz, o Rancho Folclórico de Moure, o Rancho Folclórico de Pedregais e o Rancho Folclórico de Prado São Miguel.

No domingo de manhã, pelas 11h00, será celebrada a Missa das Colheitas. À tarde, o Campo da Cruz do Reguengo recebe a tradicional corrida de cavalos (14h30) e a partir das 15h00 são esperadas largas dezenas de participantes para dar corpo ao XXV Encontro de Tocadores de Concertinas. A 30ª Festa das Colheitas de Vila Verde encerra nesse dia às 20h00.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.