DESPORTO

DESPORTO -

Rampa da Falperra com ‘cartaz de luxo’ à espera de 150 mil espectadores

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As “estrelas” do Campeonato da Europa de Montanha, que se juntarão às do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e ainda aos concorrentes da Rampa Regional, voltam a marcar encontro, nos próximos dias 18 e 19 deste mês de maio, na 43ª edição da Rampa Internacional da Falperra.

Durante esses três dias, Braga vai voltar a ser o epicentro do automobilismo nacional e internacional, numa edição em que mais uma vez marcarão presença os melhores pilotos do campeonato nacional e europeu de montanha e que promete trazer à cidade mais de 150 mil aficionados do desporto automóvel.

A prova apresenta um “plantel de luxo”, com 140 pilotos inscritos, num evento que envolve mais de 360 colaboradores e voluntários. Este ano, a sustentabilidade é a “forte aposta” da organização, com especial o foco nas questões ambientais.

Nesta edição, será utilizada uma frota de veículos eléctricos por parte da organização do evento e será utilizada a comunicação digital. A distribuição de água aos pilotos e equipas deixa de ser feita em garrafas de plástico, passando a ser utilizados depósitos próprios e em copos biodegradáveis, numa ação promovida em parceria com a AGERE.

Esta é uma prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CAM), com a chancela da FIA e da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Segundo o presidente do CAM, Rogério Peixoto, estão reunidas todas as condições para que esta edição da Rampa da Falperra repita o êxito alcançado nos últimos anos.

“Temos vindo a trabalhar para evoluir, a nível de organização, em todas as áreas e o nosso grande foco este ano incidiu, em especial, tanto na segurança como na sustentabilidade ambiental”, explicou, adiantando que foram colocados cerca de 150 metros de rails em toda a extensão da prova e que grande parte do traçado terá um novo piso.

DESFILE E TRANSMISSÃO EM DIRETO

A prova terá transmissão live streaming nas redes sociais da Rampa da Falperra e no site do jornal Record. Ao longo do traçado serão colocados ecrãs para que os espectadores possam assistir a todas as emoções da prova, assim como um sistema de sonorização.

Os espectadores terão 12 zonas de peão espalhadas por todo o perímetro, algumas das quais com acesso pago e ainda duas zonas de bancada. As zonas de peão estão localizadas em diferentes áreas da prova e o bilhete de peão dá acesso a todas as zonas.

Um dos momentos mais aguardados é a exposição de viaturas e o desfile pela cidade. Nesta edição, a exposição de viaturas decorre junto ao edifício do Pópulo, a partir das 11h30 do dia 17 de maio, e pelas 19h00 inicia-se o desfile em direção à Falperra, passando pelas principais ruas da Cidade.

Como vem sendo habitual, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) associam-se a este evento e disponibilizam um plano de transporte para a Rampa da Falperra, com bilhetes de ida e volta a um euro.

Todas as informações sobre a prova estão disponíveis no site do evento em www.rampadafalperra.pt

PRIMEIRA VITÓRIA DE GEOFFREY SCHATZ

O Campeonato da Europa de Montanha, que terá na Falperra a sua terceira prova da época, teve início há uma semana, em Rechberg, na Áustria, e, para grande surpresa, Geoffrey Schatz, na estreia do seu Nova NP01-2 C Honda Turbo, sagrou-se vencedor (da geral e da categoria 2), ao bater o italiano campeão em título Christian Merli (Osella FA 30 Judd LRM) por uma margem de 1.574s.

Esta foi a primeira vitória do piloto da Borgonha, quatro vezes campeão de França de montanha, a nível internacional. Recorde-se que em 2021, no Masters FIA de Montanha, Schatz foi segundo classificado na Falperra e este ano perfila-se como um sério candidato a destronar o “rei” Christian Merli.

Ainda em Rechberg, o espanhol Joseba Lanzagorta (Nova NP01-2C Honda Turbo) foi terceiro classificado, à frente do alemão Corentin Starck (Nova NP01-2 Mugen), do checo Petr Trnka (Norma M20FC Mugen), do francês Kevin Petit (Revolt 3P0 Honda Turbo) e do alemão Alexander Hin (Osella FA30 Zytek).

 

PROGRAMA OFICIAL

  • SÁBADO

07:30 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309).

08:30 – Warm Up do Campeonato de Portugal de Montanha.

09:30/12:05 – Treino Oficial 1: Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e

Campeonato Europeu de Montanha.

12:40/15:15 – Treino Oficial 2: Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e

Campeonato Europeu de Montanha.

15:50/16:50 – Corrida Oficial 1: Rampa Regional

17:25/18:25 – Corrida Oficial 1: Campeonato de Portugal de Montanha e Treino Oficial 3:

Campeonato Europeu de Montanha.

 

  • DOMINGO

07:00 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309)

08:00 – Corrida Oficial 2: Rampa Regional

09:35/10:35 – Corrida Oficial 1: Campeonato Europeu de Montanha e Treino Oficial 3:

Campeonato de Portugal de Montanha.

11:50/12:50 – Corrida Oficial 2: Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato

Europeu de Montanha.

14:05/15:05 – Corrida Oficial 3: Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato

Europeu de Montanha.

16:00 – Pódio: Escadaria do Sameiro

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.