Rampa da Falperra regressa a Braga e espera 200 mil espectadores na 45.ª edição

Apresentação 45ª Rampa da Falperra 29 Abril 2026

A 45.ª edição da Rampa Internacional da Falperra realiza-se entre 15 e 17 de maio, voltando a colocar Braga no centro do automobilismo europeu. A organização prevê a presença de cerca de 200 mil espectadores ao longo de três dias de competição, que prometem velocidade, adrenalina e grande afluência de público.

Integrada no Campeonato Europeu de Montanha e na Taça de Portugal de Montanha, a prova contará com a participação de aproximadamente 140 pilotos nacionais e internacionais, apoiados por um dispositivo organizativo de cerca de 730 elementos, refletindo a dimensão do evento.

Na apresentação oficial, realizada esta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, destacou a importância da iniciativa para a cidade. “A Rampa da Falperra é uma grande festa de Braga, muito apreciada por todos”, afirmou, sublinhando que “o investimento contínuo demonstra que o município se importa com este evento e com o seu impacto na cidade”.

O autarca considerou ainda que a competição constitui “uma grande montra turística e económica”, alinhada com a estratégia municipal de captação de eventos de grande dimensão. “Este tipo de iniciativas só atinge esta magnitude graças ao trabalho conjunto de várias instituições, sendo a parceria essencial para o sucesso”, acrescentou.

Entre as novidades desta edição está a possibilidade de troca antecipada de bilhetes virtuais por pulseira, entre 11 e 15 de maio, no Largo Barão de São Martinho. Os ingressos estão disponíveis online e poderão também ser trocados no próprio dia da prova, a partir das 07h30, nas bilheteiras ao longo do percurso.

No plano da mobilidade, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) asseguram ligações ao local do evento por um custo simbólico de um euro (ida e volta), facilitando o acesso do público.

A organização espera novamente uma forte adesão de visitantes nacionais e estrangeiros, reforçando o estatuto da Rampa da Falperra como uma das mais emblemáticas provas de montanha e um importante motor de dinamização económica e turística da região.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais