SAÚDE

SAÚDE -

Rastreio de Saúde Visual Infantil em Vila Verde decorre de 2 a 12 de Agosto

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Está a decorrer desde o passado dia 18 de Junho e até ao dia 12 de Agosto, no ACES Gerês/Cabreira, o Rastreio de Saúde Visual Infantil. No C.S de Vila Verde, o rastreio decorrerá de 2 a 12 de Agosto.

O objectivo do rasteio passa por «diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, com importantes ganhos individuais e sociais».

Consiste na «realização de um exame de foto-rastreio aos olhos da criança, de uma forma rápida, segura e inofensiva utilizando uma tecnologia inovadora que permite identificar os factores de risco capazes de provocar ambliopia “olho preguiçoso”, mesmo antes desta se instalar, ou então, numa fase muito precoce do seu desenvolvimento».

PUBLICIDADE

Todas as crianças que no 1º e 2º semestre do ano perfazem 2 e 4 anos devem fazer o rastreio, sendo sempre os pais contactados para o efeito via carta e SMS, com a respectiva calendarização.

O resultado do rastreio será enviado por carta para a residência, (atenção à morada actualizada) num prazo que não exceda os 30 dias. O respectivo médico de família também receberá a informação do resultado do rastreio.

Caso seja necessário algum tratamento, receberá a marcação de uma consulta de oftalmologia, a realizar no hospital da sua área de residência, ao caso, o Hospital de Braga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS