BRAGA -

BRAGA - -

Regimento de Cavalaria de Braga assinala este sábado 310 anos com Gala Equestre Solidária

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6) volta a abrir-se à comunidade para celebrar o seu 310.º aniversário. Do programa, que integra também, as comemorações do Dia da Arma de Cavalaria, destaca-se a Gala Equestre Solidária e a Cerimónia Militar.

No Sábado, o Altice Forum Braga recebe a Gala Equestre Solidária, cuja receita de bilheteira reverte a favor da APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga. O espectáculo tem início às 21h30 e conta com a participação da Escola Portuguesa de Arte Equestre, da Reprise da Escola de Mafra e da Charanga a cavalo da GNR.

Já a Cerimónia Militar, que presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, decorre em plena Praça do Município, às 11h30 de domingo, e é um momento do RC6 dar a conhecer o seu trabalho e capacidade operacional.

PUBLICIDADE

“Para o município de Braga é um privilégio colaborar e acolher estas iniciativas. Temos tido uma relação de grande parceria e colaboração com o RC6, e é com bons olhos que nos associamos a estas celebrações que, certamente, terão enorme envolvência da comunidade bracarense”, referiu o presidente da Câmara de Braga, durante a apresentação das comemorações, que decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Segundo Ricardo Rio, o RC6 tem tido “a preocupação de ultrapassar as fronteiras do quartel e participar activamente na vida quotidiana da cidade”. “No domínio da protecção civil, no apoio a realizações desportivas, culturais e educativas, e também do ponto de vista solidário, o RC6 tem estado permanentemente disponível para ajudar a potenciar as actividades da cidade e suas instituições, o que nos deixa naturalmente satisfeitos e orgulhosos desta unidade”, concluiu o autarca.

UNIDADE ABERTA

O comandante do RC6, Coronel de Cavalaria José Talambas, destacou a intenção de envolver a comunidade nas comemorações do Regimento, para que esta não fosse uma cerimónia dentro de portas. “O Regimento é uma unidade aberta. É uma instituição que faz parte da comunidade e é com muita satisfação que abrimos as portas do Regimento e realizamos as comemorações no centro de Braga”, salientou, destacando a forte colaboração institucional entre o Regimento de Cavalaria e a autarquia.

Criado em Chaves em 1709, com o nome de Regimento de ‘Dragões de Trás-os-Montes’, o RC6 chega a Braga em 1808, com a reorganização do Exército para fazer face às invasões Francesas. Mais tarde, em 1979, o Regimento de Cavalaria N.º 6 passa a utilizar as instalações do então extinto Regimento de Infantaria n.º 8, fixando-se, a partir dessa data, nas actuais instalações do Quartel do Areal.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.