DESTAQUE

DESTAQUE -

Reitor da UMinho é o novo presidente do Grupo Tordesilhas

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, é o novo presidente do Grupo Tordesilhas, que reúne 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal. A eleição e tomada de posse aconteceu durante o XXII Encontro de Reitores daquela entidade, em Brasília.

O evento abordou a transição digital e a importância sócio-económica das universidades para as sociedades. Rui Vieira de Castro frisou que as academias parceiras cooperam em diversos desafios comuns, “como perante a transformação digital profunda que vivemos e que tem implicações na actividade da educação, nas relações sociais e no conhecimento”. O responsável assinalou também que o próximo Encontro de Reitores daquele órgão vai decorrer na Universidade do Minho, em Outubro de 2024.

O Grupo Tordesilhas (ou Grupo Tordesillas) nasceu em 2000, aquando da primeira reunião de reitores em Tordesilhas, Espanha, evocando o antigo tratado ibérico aí assinado e os 500 anos do descobrimento do Brasil. Esta rede junta actualmente 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas.

Propõe-se a promover a colaboração entre as instituições no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional, como a criação de colégios doutorais compostos por, pelo menos, uma academia de cada país.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.