BRAGA –  ‘(Re)pensar as ruas do Pachancho’ juntou população residente para discutir soluções de mobilidade

BRAGA –
‘(Re)pensar as ruas do Pachancho’ juntou população residente para discutir soluções de mobilidade

No âmbito do BUILD- Braga Urban Innovation Laboratory Demonstrator, a Câmara de Braga promoveu uma sessão pública na área do Pachancho, em S. Vicente, para o desenvolvimento de Projectos Colaborativos a implementar nesta área que se intitulou ‘(Re)pensar as ruas do Pachancho’.

A sessão teve como objectivo analisar soluções para tornar as ruas mais seguras com o envolvimento da população residente.

PUBLICIDADE

Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo, salientou a importância da realização desta sessão na área do Pachancho pelos constrangimentos de tráfego que existem no local e consequente necessidade de descarbonização, bem como pelas dinâmicas de participação pública aí já instaladas.

“As intervenções que estão a ser testadas nesta área de laboratório favorecem a mobilidade sustentável, inclusiva e inteligente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Estas melhorias poderão vir a ser replicadas noutras áreas da cidade e até noutros concelhos”, referiu.

Nesta sessão foram também apresentados alguns projectos que se encontram em curso, nomeadamente o School Bus e o seu papel na mobilidade escolar, a passadeira inteligente implementada recentemente na área, o papel da inovação e tecnologia na descarbonização da cidade e os resultados obtidos nas várias sessões de sensibilização para a mobilidade sustentável que se têm desenvolvido nos últimos meses junto da comunidade.

O projecto BUILD tem como objectivo principal uma futura descarbonização urbana e pretende ser um ambiente urbano aberto à inovação. Aplica um modelo colaborativo e co-criado, promovendo num contexto real o desenvolvimento, prototipagem e avaliação de novas tecnologias, serviços, aplicações, com baixo impacto ambiental.