ACESSIBILIDADE - Requalificação total da EN 101 no troço correspondente ao Concelho de Vila Verde avança em 2019

ACESSIBILIDADE -
Requalificação total da EN 101 no troço correspondente ao Concelho de Vila Verde avança em 2019

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu esta quarta-feira a garantia da requalificação total da EN 101, no troço correspondente ao Concelho, para avançar em 2019. A decisão foi tomada no âmbito de uma reunião de trabalho solicitada pela Câmara Municipal de Vila Verde e Juntas de Freguesia que decorreu em Lisboa, com o objectivo de «discutir o ponto da situação das acessibilidades a Vila Verde.

A IP reiteraram o envio do projecto de execução da requalificação total da EN101 ao Município de Vila Verde, em Janeiro próximo, estando o lançamento do concurso, no valor superior a 8 milhões de euros, previsto para Junho de 2019.

A empreitada de requalificação total da EN101 irá proporcionar maior segurança rodoviária, através da «substituição integral do pavimento, a criação de passeios em toda a sua extensão, assim como, com a reabilitação e/ou execução de novos sistemas de drenagem de águas pluviais», pode ler-se em nota enviada.

PUBLICIDADE

VARIANTE A VILA VERDE

Na reunião, o Presidente da Câmara e os autarcas locais demonstraram aos responsáveis da IP a «necessidade de incluir nesta empreitada de requalificação da EN101 a supressão do traçado sinuoso a norte do Concelho e da construção urgente de uma variante a Vila Verde», pois acrescentam no mesmo comunicado, que «o tecido empresarial a Norte do Concelho está a ser prejudicado dia após dia pela inoperância do Estado Central a esta necessidade».

«Para além da insatisfação do tecido empresarial actual, muitas são as empresas que pretendem instalar as suas novas unidades em Vila Verde, mas encontram severos obstáculos na mobilidade de pessoas e mercadorias na EN101, optando por outros locais. Não baixaremos os braços enquanto o poder central não contemplar Vila Verde com a construção prioritária de uma variante à EN101», refere ainda António Vilela em comunicado enviado.