PAÍS

PAÍS -

Restaurantes, cafés e centros comerciais reabrem na segunda-feira. Eis a terceira fase do desconfinamento

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A partir de segunda-feira, a maioria dos concelhos de Portugal Continental entra na terceira fase de desconfinamento, que permite a reabertura interior dos cafés e dos restaurantes e o regresso do Ensino Secundário e Superior às aulas presenciais, confirmou o Primeiro-Ministro.

As novas medidas de desconfinamento não se aplicarão em 11 concelhos do país, sendo que quatro deles (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior) voltarão mesmo às regras de confinamento, que implica o encerramento dos espaços de restauração e a proibição de circulação entre municípios, por terem mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

PUBLICIDADE

Em Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela manter-se-ão as restrições actuais, uma vez que estes municípios continuam, tal como há 15 dias, no patamar de 120 novos casos por 100 mil habitantes, pelo que não podem dar o passo seguinte.

Além destes, há 13 concelhos em que avançarão as medidas da terceira fase de desconfinamento, mas onde é necessário «particular atenção», segundo António Costa, por se encontrarem agora na zona de risco, «de onde têm que sair nos próximos 15 dias».

Estão neste lote, com mais de 120 casos por 100 mil habitantes, os municípios de Alzejur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão.

TERCEIRA FASE DE DESCONFINAMENTO

Na generalidade do país, a partir de 19 de Abril, os alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior vão voltar às actividades lectivas presenciais, sendo igualmente autorizada a abertura de cinemas, teatros, auditórios e salas de espectáculos.

Os restaurantes, cafés e pastelarias poderão voltar a funcionar no interior, com um máximo de quatro pessoas por mesa, sendo que nas esplanadas passará a ser possível ter grupos constituídos por seis pessoas, mantendo-se os horários de funcionamento (22h00 durante a semana e 13h00 ao fim-de-semana).

Está também autorizada a reabertura de todas as lojas e centros comerciais.

Podem voltar as modalidades desportivas de médio risco e a actividade física ao ar livre pode ser praticada por grupos até seis pessoas. Os ginásios, contudo, continuam sem aulas de grupo.

A partir desta segunda-feira também passa a ser permitida a realização de eventos exteriores com lotação limitada, sendo que os casamentos e baptizados poderão ter 25% da capacidade total.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.