BRAGA

BRAGA -

Ricardo Rio defende que a recuperação pós-Covid é uma «grande oportunidade» para alcançar a neutralidade climática

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A sétima edição do fórum “Cidades e Regiões para Parcerias Internacionais” está a decorrer até à próxima terça-feira, 30 de Novembro, em formato digital e o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, aproveitou o momento para referir que recuperação pós-Covid-19 constitui uma oportunidade para acelerar a transição verde.

O autarca bracarense acredita que, para a Europa, esta é uma «grande oportunidade de entrar no caminho certo e alcançar a neutralidade climática até 2050». Ricardo Rio recordou que esta recuperação deve ter como objectivo «apoiar a ação climática à escala global e não apenas europeia». 

O líder do município apresentou as estratégias que a cidade de Braga tem seguido em matéria de sustentabilidade e destacou o papel do poder local na prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), destacando iniciativas como a renovação da TUB, a «aquisição de veículos eléctricos e a gás natural» e ainda a introdução do “Bus Rapid Transit” (BRT). 

PUBLICIDADE

Neste encontro, organizado pela Comissão Europeia e pelo Comité Europeu das Regiões, Ricardo Rio reforçou que a Europa deve intensificar e fortalecer o seu compromisse com o desenvolvimento sustentável e valorizar o papel das autoridades locais. 

INTEGRAÇÃO NA ODS E O SEMESTRE EUROPEU

O presidente da autarquia bracarense aproveitou também para reiterar a necessidade de integrar os ODS no Semestre Europeu e na Estratégia Anual de Crescimento Sustentável, em ligação com o Fundo de Recuperação e Resiliência. 

Desta forma, Ricardo Rio acredita que esta seria uma forma de dar uma maior consistência às opções políticas da União Europeia, afirmando que «os planos de recuperação cobrem apenas parcialmente os ODS, perdendo-se assim a oportunidade de trabalhar de forma consistente com as Cidades e regiões para uma recuperação verdadeiramente sustentável».

O tema do Acordo Verde Europeu foi também abordado e o líder do município destacou a importância do mesmo na recuperação pós-COVID, lembrando que «esta nova estratégia de crescimento da União Europeia visa enfrentar esses desafios», procurando levar a Europa para um modo de vida mais sustentável. 

A abertura do fórum “Cidades e Regiões para Parcerias Internacionais” esteve a cargo da Comissária Europeia responsável pelas parcerias internacionais, Jutta Urpilainen, e pelo presidente do Comité Europeu das Regiões, Apostolos Tzitzikostas. 

Ricardo Rio partilhou o painel com Joy Mboya, professora da Universidade de Columbia e diretora do Go Down Center, de Nairobi (Quénia).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS