BRAGA –

BRAGA – -

Rio apela em Bruxelas a maior envolvimento das cidades nas decisões europeias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Ricardo Rio participou na 2.ª cimeira de autarcas da EUROCITIES, que se realizou em Bruxelas. O encontro serviu para lançar o manifesto político para as próximas eleições europeias e apresentar os resultados da campanha europeia ‘Cities 4 Europe – Europe for Citizens’, com vista a aumentar a participação dos cidadãos na vida política.

Neste manifesto, os autarcas reunidos em Bruxelas apelaram às instituições europeias para ouvirem mais as cidades e criarem um interlocutor directo na próxima Comissão Europeia dedicado às cidades e à política urbana, com a criação de uma nova vice-presidência na Comissão.

PUBLICIDADE

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, declarou o seu apoio à declaração da EUROCITIES. “É óbvio que as cidades, pelo que representam e pela sua proximidade com os cidadãos, necessitam de ter um Comissário para as cidades com quem possam dialogar directamente”, disse.

CHAMADA DE ATENÇÃO

Este encontro foi uma “chamada de atenção” para que as instituições da União Europeia se relacionem mais com os cidadãos e alterem a sua forma de trabalhar com eles. “A Europa depende das cidades, pois são estas que estão na linha da frente para a resolução dos problemas e como tal devem ter um papel mais relevante”, rematou Rio.

O autarca bracarense destacou ainda que “as cidades têm estado activamente envolvidas no projecto europeu e o que dissemos em Bruxelas é que a União Europeia tem de envolver mais os autarcas, pois estes são os melhores embaixadores do projecto europeu junto dos cidadãos” e numa época em que há tanto descontentamento na Europa, para reganhar a confiança das pessoas é necessário que os representantes políticos mais próximos sejam cada vez mais ouvidos”.

Ricardo Rio interveio nesta cimeira para apresentar os resultados da campanha ‘Cities 4 Europe – Europe of Citizens’, destacando o envolvimento das associações juvenis nesta campanha.

PARTCIPAÇÃO DOS JOVENS

O autarca de Braga destacou que “entendemos que o melhor era estimular a participação dos jovens nesta campanha através de associações que naturalmente já trabalham com os jovens. Braga é uma cidade europeísta e que fomenta os valores da participação e da cidadania, sendo que é nesse espirito que estamos sempre a estimular a juventude a envolver-se directamente na construção do projecto europeu”.

Esta cimeira, que se realizou na sede do Comité Europeu das Regiões, reuniu mais de 60 autarcas de toda a Europa, o vice-Ppresidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, e ainda alguns deputados europeus. Além de Braga, Portugal esteve representado pelas cidades do Porto e de Cascais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS