AMBIENTE –

AMBIENTE – -

Rio Homem volta a apresentar cor acastanhada

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A água do Rio Homem, na zona da Malheira, em Sabariz, voltou a apresentar uma cor acastanhada, esta terça-feira, situação que está a afectar os veraneantes que ali se pretendiam deslocar, assim como na Loureira.

Esta cor acastanhada da água foi já visível na última quinta-feira à noite, na zona entre Fiscal e Caldelas, em Amares, tendo depois alastrado para o concelho de Vila Verde, com vários registos na sexta-feira de manhã.

PUBLICIDADE

Na ocasião, a Câmara de Amares emitiu um esclarecimento garantindo que não se trata de um caso de poluição. Segundo a autarquia, a água apresenta aquela cor devido à movimentação de terras tendo em conta as obras de saneamento que estão a ser feitas.

«No âmbito da empreitada “Extensão e Fecho de Sistemas de Saneamento de Águas Residuais” estão a decorrer os trabalhos de execução de câmaras de sifão invertido em betão armado, que consiste na travessia do colector de saneamento no Rio Homem na freguesia da Torre», refere a Câmara de Amares.

O esclarecimento acrescenta que «estes trabalhos compreendem a execução de uma vala no leito do rio, o que provoca naturalmente uma grande movimentação de terras, o que foi responsável pela cor apresentada na água».

«Os referidos trabalhos foram programados para a época seca uma vez que apenas neste período do ano o leito do rio se apresenta mais baixo. O Município esclarece que a água do rio não se encontra, por isso, poluída, pelo que após a sedimentação das terras a cor da água voltará ao normal», refere.

FOTO: Carlos Domingues

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS