REGIÃO –

REGIÃO – -

Robot ‘inteligente’ da UMinho e IPCA seleccionado para feira de dispositivos médicos na Alemanha

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um robot português que usa um braço equipado com laser para tratar doenças venosas é um dos cinco projectos escolhidos para participar na principal feira de dispositivos médicos, a MEDICA, que esta segunda-feira abriu as portas em Dusseldof, Alemanha.

O aparelho, denominado Laser Navi, tem a assinatura de um consórcio que integra a Universidade do Minho (UMinho), uma empresa na área da robótica, e o Instituto Politécnico do Vale do Ave e do Cávado (IPCA).

O cirurgião António Lúcio Baptista, em declarações à TSF, explicou que o robot permite tratar com laser doenças venosas. “Estamos a falar de veias conhecidas como derrames, pequenas varizes dos membros inferiores, mas pode ser em qualquer parte do corpo”.

O equipamento é conectado a um braço robótico idêntico aos que se usam na indústria automóvel. “É um braço que pega na peça de laser, ou seja, substitui o médico ou outro profissional nessa função de disparar o laser sobre a pele”, prossegue o cirurgião.

António Lúcio Baptista esclarece ainda que é o próprio robot que “conduz, e tem uma espécie de consola, um touch screen, com o aspecto de um joycestick, que permite ver num ecrã, em realidade aumentada, as veias que nós definimos como sendo as veias a tratar”.

O robot resulta da conjugação de várias tecnologias: laser, robótica e até inteligência artificial. Por ter inteligência artificial incorporada, “ele vai aprendendo e distinguindo as zonas a tratar das zonas a não tratar”, sendo “bastante rigoroso no processo de aprendizagem progressiva”.

O vencedor é conhecido esta quarta-feira.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.