PAÍS - Rola-brava em risco de extinção em Portugal

PAÍS -
Rola-brava em risco de extinção em Portugal

A Quercus avisa que a rola-brava, também conhecida por rola-comum, está em risco de extinção em Portugal. As populações da icónica espécie da fauna portuguesa têm diminuído acentuadamente por toda a Europa nas últimas dezenas de anos, devido a dois factores principais: intensificação agrícola e caça excessiva.

A espécie foi classificada em 2015 como Espécie Vulnerável à Extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A Comissão Europeia encarregou a BirdLife Internacional e a Federação das Associação de Caçadores Europeias de elaborarem um plano de acção para a espécie. Este plano determina que é urgente restaurar e manter os habitats agrícolas de boa qualidade e implementar a caça dentro de níveis de abate sustentáveis.

Em Portugal, a Quercus indica que a situação é idêntica ao resto da Europa. O Censo de Aves Comuns mostra um decréscimo populacional acentuado desde 2004, e uma tese de doutoramento do Instituto Superior de Agronomia revela uma regressão populacional acentuada da rola-brava desde 1994, com uma diminuição média de 80%.

PUBLICIDADE

A Coligação C6, que integra as maiores Associações de Defesa do Ambiente portuguesas e é constituída pelo GEOTA, FAPAS, LPN, QUERCUS, SPEA e ANP/WWF, defende assim a suspensão imediata da caça à rola-brava em Portugal e em toda a Europa.

Esta é também a posição de muitos caçadores portugueses, preocupados com a redução acentuada destas rolas no campo. Esta suspensão deve vigorar até que seja definido o limite sustentável de abate, e que esse limite possa ser correctamente implementado no nosso país.