Rota das Colheitas deste ano foi um «reconhecido e inegável sucesso»

A programação ‘Na Rota das Colheitas’, promovida pelo município de Vila Verde, encerrou este domingo, com um fim-de-semana dedicado ao Arroz de Pica No Chão e ao Pudim Abade de Priscos, ex-libris da gastronomia vilaverdense, a que não faltou ainda um magusto típico e o desafio para uma caminhada ambiental.

Com mais de 50 eventos ligados às tradições e ao mundo rural, percorrendo ao longo de quatro meses as freguesias do concelho, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, considerou a edição deste ano um «sucesso».

«A extraordinária adesão das pessoas e a mobilização das freguesias e diferentes instituições locais, assim como a riqueza, a qualidade e a diversidade dos eventos, comprovam o reconhecido – e inegável – sucesso desta edição ‘Na Rota das Colheitas’», referiu a edil.

A autarca sublinhou o impacto social, cultural e económico da Rota das Colheitas, que demonstrou possuir «uma dinâmica própria cada vez mais forte» – o que representa um valor acrescentado enquanto evento-âncora da estratégia do município para «o desenvolvimento sustentado do concelho e de todas as suas freguesias».

Júlia Fernandes não tem dúvidas que a dinamização provocada pelos eventos da Rota das Colheitas «é um contributo de particular relevo para apoiar e consolidar a atividade da economia local, desde a agricultura ao comércio».

Destacando a importância da potenciação dos recursos e do património material e imaterial do concelho, a presidente da Câmara enaltece o contributo e o trabalho intenso do vasto leque de actores locais e regionais na «preservação e recriação genuína das tradições e saberes populares que marcam a identidade de um território único e de excelência no contexto global».

MOSTRA DE DOCES E SABORES ENCERROU PROGRAMA

A fechar o ´menu’ de quatro meses de eventos da Rota, mais de uma dezena de restaurantes participou no fim-de-semana gastronómico dedicado ao Arroz de Pica No Chão e ao Pudim Abade de Priscos, associado à 10.ª Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra – iniciativa que envolveu dezenas de pastelarias do concelho.

À oferta dos sabores do mundo rural não faltou ainda um magusto típico em Aboim da Nóbrega, que incluiu uma sardinhada e animação popular, além da caminhada pelo Trilho da Nóbrega, a partir do Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim.

Esta Rota das Colheitas envolveu também a recriação de diversas actividades agrícolas, como a espadelada de linho, a desfolhada de milho, a vindima e pisada de uvas, num contexto ‘colorido’ pelos trajes da época, alfaias agrícolas, merendas ‘lavradeiras’ e pela alegria da música popular.

O programa, que arrancou em Agosto, integrou igualmente a “Festa das Colheitas – XXX Feira Mostra de Produtos Regionais”, num evento que deu particular relevo à tradição agrícola, à música popular, à gastronomia regional e ao artesanato local, com actividades como a Festa do ‘Caurdo’, encontros de música popular e concursos agrícolas e gastronómicos.

Do verdadeiro roteiro turístico-cultural constaram arraiais à moda do Minho, as festas e as romarias, incluindo os cortejos e decorações com produtos agrícolas, a par das iniciativas de índole gastronómica, como o caldo do pote, o arroz de feijão com pataniscas, sardinha assada na broa, papas de sarrabulho e rojões, entre outros.

Carregar mais

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais