BRAGA

BRAGA -

Salão Nobre em Braga acolhe homenagem à vida e obra de Victor de Sá

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga, vai receber no próximo dia 22 de Abril a apresentação do livro “O Que Tinha a Fazer, Está Feito, Fi-lo Como Pude”, escrito por Moisés Lemos Martins, em homenagem à «vida e obra de Victor de Sá».

A iniciativa, que tem início agendado para as 17h00, decorre no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Victor de Sá e é organizada pela fundação Bracara Augusta e pela Câmara Municipal de Braga. 

Este livro junta a colaboração de 42 autores em 55 textos e procura «reconstituir alguns traços da personalidade e do percurso de vida do cidadão», numa homenagem retratada por «amigos, camaradas, familiares, colegas e alunos na universidade» e que permite ao leitor obter uma «perspectiva sobre a vida e obra de Victor de Sá». 

PUBLICIDADE

Ao voto de pesar aquando do seu falecimento, o livro junta ainda um conjunto de fotografias e documentos que mostram diversos episódios da sua vida, onde se destaca o processo da PIDE, fornecido pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, «fundamental para a compreensão histórica da vida e obra do homenageado». 

BIBLIOTECA LÚCIO CRAVEIRO DA SILVA ACOLHE SESSÂO EVOCATIVA DE VICTOR SÁ

Uma semana depois da apresentação do livro, vai decorrer uma sessão evocativa de Victor de Sá sob o tema “O cidadão, o académico e o político”. Esta conferência está agendada para o dia 29 de Abril, às 18h00, e vai decorrer na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

Esta iniciativa vai contar com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, como orador, ao qual se vão juntar José Manuel Mendes, Victor Louro, Viriato Capela, Maria da Conceição Pereira e Margarida Antonieta Rocha e Silva.

Fátima Pereira, directora executiva da Fundação Bracara Augusta, referiu que é «sempre importante evocar Abril», sobretudo «no mês em que se comemora a democracia em Portugal e numa altura em que existe uma ameaça à liberdade e à paz mundial». 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.