VILA VERDE

VILA VERDE -

Santo António foi o tema central de conferência “Património com Alma”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Santo António foi o tema central da conferência “Santo António: uma devoção com Alma”, que contou com a participação de vários oradores conhecedores da vida de Santo António e das tradições com ele relacionadas.

Pedro Teotónio Pereira, Coordenador do Museu de Lisboa – Santo António, apresentou Santo António como um dos portugueses mais conhecidos e venerados em todo o Mundo.

PUBLICIDADE

Adélia Santos, Técnica Superior de Museologia e Património do Município de Vila Verde, revelou cerca de 350 anos de história e tradição da Romaria de Santo António de Mixões da Serra, a sua génese, a sua intenção, as promessas feitas e cumpridas, a continuidade de uma devoção, como se fazia e o como se faz, os peregrinos que foram e vão em romaria, a missa, a bênção dos animais, a procissão, a festa, a mística e a solenidade, o envolvimento singular, a tradição que se pretende manter, proteger e perpetuar.

O fotojornalista Alfredo Cunha referiu-se ao trabalho fotográfico que elaborou ao longo de vinte anos sobre a Romaria de Santo António de Mixões da Serra e que culminou na publicação de um livro intitulado “A Bênção dos Animais”.

“Património com Alma” é uma iniciativa conjunta da Casa do Conhecimento de Vila Verde, da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela e do Serviço de Acção Cultural, em parceria com a Rede de Casas do Conhecimento, concretamente com a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, de Boticas, Montalegre e Paredes de Coura e tem a sua próxima conferência prevista para o mês de Setembro.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.