BRAGA

BRAGA -

São João de Braga nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da associação de festas anunciou, esta terça-feira, que o São João de Braga está nomeado para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, o concurso promovido pela RTP. Junta-se, assim, à Procissão da Burrinha.

Em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), Firmino Marques considera que a nomeação “acaba por compensar” o cancelamento da celebração do Santo Popular, devido à pandemia da doença Covid-19.

As celebrações sanjoaninas concorrem na categoria de Festas e Feiras e em mais cinco: Procissão de São João (categoria de Procissões e Romarias), a Dança do Rei David (Música e Danças), os Gigantones e Cabeçudos (Artefactos,) como o Balão de São João e as Ervas de Cheiro, na categoria Rituais e Costumes.

PUBLICIDADE

A nomeação, afirma Firmino Marques ao microfone da ‘Universitária’, “é um reconhecimento e uma compensação para as centenas de pessoas que organizam e colocam de pé o São João”.

O concurso promovido pela estação pública, e que tem o objectivo de identificar o reconhecimento do património cultural material e imaterial de Portugal, dá a conhecer no dia 5 de Setembro os sete patrimónios finalistas das Maravilhas da Cultura.

Até lá, refere Firmino Marques, “o trabalho da organização passa “por difundir a mensagem de que o São João foi procurado no ano passado, durante 11 dias, por mais de 1,5 milhão de pessoas”.

Recorde- se que há cerca de uma semana, foi anunciado que a Procissão da Burrinha é também uma das candidatas às 7 Maravilhas da Cultura Popular. 

A procissão, organizado pela comunidade da freguesia de S. Victor, é um dos momentos marcantes da Semana Santa de Braga, também ela cancelada devido ao novo coronavírus.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.